quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Proposta de redação para os 2º e 3º anos do Ensino Médio - Carta pessoal

Leia atentamente a proposta de redação abaixo que estava circulando na internet:






O enunciado diz: "Imagine que você é um imigrante de origem chinesa na America (EUA). Escreva uma carta para contar suas experiências". É claro que você percebeu a brincadeira feita pelo estudante, que escreveu a carta em chinês ou imitando a escrita chinesa, levando ao "pé-da-letra" a pertinência temática. Obviamente ele teve seus méritos no quesito "criatividade", mas o problema é que a carta ficou fora de contexto, pois não foi possível para o examinador avaliar os itens para essa proposta, que devia levar em consideração as diferenças culturais existentes entre os povos em questão, principalmente por se tratar de um oriental no ocidente. Também os itens que compõem a carta: local e data, vocativo, saudação, despedida e assinatura não estão claramente visíveis. Tudo isso, certamente, fez com que o texto tivesse uma nota ruim. Sabendo disso, escreva uma versão em português para a carta do chinês, seguindo a mesma proposta.

Seu texto deve ser postado no blog até o dia 25/11/2011. Não serão aceitos os textos postados posterior a esta data. O mínimo é de 10 e o máximo de 30 linhas digitadas, sem contar os itens obrigatórios da carta.

Não esqueça de colocar, ao término da carta, o seu nome completo, número e série. Serão desconsiderados textos sem identificação.

Os textos copiados de outros alunos, embora com pequenas alterações, serão anulados. Faça sua pesquisa! Use sua criatividade!

150 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Los Angeles, 17 de novembro de 2011


    À
    Meiying Ling


    Olá Meiying, como você está? Imagino que com saudades, pois eu já não me agüento. Desde que cheguei aqui na Califórnia, não paro de pensar em vocês. O Jing-Quo deve estar enorme, esse garoto desde pequeno era muito esperto, diga à ele, que o tio se lembra dele todos os dias.
    Eu sei que já faz dois meses que estou aqui, e acredita que ainda não consegui me adaptar? Os alimentos são muito diferentes, a minha sorte é que perto de minha casa, há um restaurante chinês onde a comida é agradável, o talharim que é servido, é bem parecido com o seu. As vezes me pego brincando com os “k'uai-tzu” lembrando dos nossos momentos na hora da refeição. Eu arrumei um bom emprego por aqui, sou cenógrafo do Grauman's Chinese Theatre, eu adoro este lugar, pois lá fiz bons amigos chineses que também compartilham da nossa cultura, eles são seguidores do Confúcio.
    Embora, muitos locais que freqüento por aqui, se presencie os nossos costumes, é tudo muito artificial, e a maioria das pessoas não os respeitam. Me lembro até de quando cheguei aqui, nos momentos em que saía pelas ruas e passava por Hollywood, Beverly Hills, etc, as pessoas me encaravam de uma forma estranha, alguns até riam da minha aparência, meu modo de vestir e falar. As casas aqui, não são tão bonitas como as daí, acredita que em todas elas não estão expostas as suas culturas? O design que as compõem é muito variado, e a impressão que dá é que o desejo de todos é se submeter ao outro, expondo muito luxo em suas decorações.
    Agora, com grande aperto no coração, me despeço de você querida irmã, saiba que ando contando os dias para voltar à Hong Kong e vê-los novamente.


    Um Abraço,
    Yong Ling


    KAMILLA PORFIRIO DIONIZIO - N°16 - 2°B


    PS: professora, aqui nos comentarios nao da para fazer o alinhamento certo da cara, so e possivel escrever da esquerda para a direita.

    ResponderExcluir
  4. 175 Ward St.Revere ,MA 02151- U.S.A

    November 17, 2011

    Vocativo: Beying 12 Jingyian Street - China

    Á Yang Mei 楊 梅伊

    Querida mamãe estou com muitas saudades da nossa família e do nosso lar,e a cada dia que passo aqui, sinto mais falta pois, a vida aqui não está sendo nada fácil. Não estou me adaptando no meu emprego como eu disse trabalho em um Fast food muito famoso, aqui é uma loucura pois vive lotado e é uma gritaria que não consigo me acostumar, a senhora deve estar pensando " então muda logo de emprego " é eu também penso assim mais existe muito preconceito e foi muito difícil para mim conseguir esse emprego e ainda sofro muito preconceito, ontem mesmo eles começaram a me chamar de Estilingue e eu comecei a rir junto com eles pois não sabia o que significava depois vi no Google e entendi tudo, pois é mamãe eles superaram a vara de cutucar estrela como me chamavam no começo RS. A comida aqui mamãe é um horror estou com muita saudades do Frango Teryaki que a senhora faz, eu me sinto melhor quando vou aos restaurantes com as nossas comidas tipicas, mas agora com o caderno de receitas que a senhora mandou para mim as coisas estão ficando bem melhor.Eu notei uma diferença muito grande mamãe,como no nosso pais as mulheres são inferiores aos homens, aqui não é assim , muitas mulheres trabalhando e sendo muito independentes.Olha esta sendo difícil mãe mais estou me acostumando aos poucos nem tudo é mil maravilhas.Se a senhora me visse agora como eu estou ia rir muito de mim uso tênis , calça e blusinhas com uns desenhos que nem entendo as vezes, mais nos finais de semanas eu coloco as minhas roupas que a senhora e eu amamos. Nos finais de semana em que eu não trabalho que são poucos RS estou praticando Kung-fu estou me divertindo nisso papai me ensinou desde os meus sete anos então me dou muito bem nessa arte como dizem as garotas aqui ' eu estou me achando" RS.Estou conseguindo falar fluentemente a língua inglesa mais ainda tenho muito sotaque e espero não mudar muito. Estou muito ansiosa para começar a faculdade no ano que vem e espero que a senhora venha me ver logo e diga ao papai que eu o amo muito e que sinto fata dos seus ensinamentos. Todo dia eu penso em vocês, a família sempre significou muito para mim e por mais que eu esteja longe o sentimento que eu tenho por vocês cresce cada dia mais, não pensem que só porque estou aqui vou ser como eles pois aqui a família não é tão valorizada como aí.Nunca esqueço as palavras do papai: " Família simbolo do amor 象徵 愛家.
    Aguardo vocês ansiosamente para conhecer meu novo lar que esta a minha cara RS, e espero o retorno logo desta carta.

    Beijos bem carinhoso da sua Meiying Mey que a ama muito. Até logo papai e mamãe nunca se esqueçam de que eu amo vocês!

    Meiying Mey 王梅英 梅伊

    Nome : Mariana de Souza n: 24 serie: 2c

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Beverly Hills, 20 novembro 2011

    À
    Yu ou Yue

    Oi Yu ou Yue, tudo bem com vocês?Aqui está indo bem, estou com saudades de todos de Chongqing. Como esta o meu noivo?Espero que ele esteja se comportano.
    Quando cheguei aqui nos Estados Unidos e sai pra fora do aeroporto,o povo só ficou olhando pra mim de um jeito estranho e alguns ficaram tirando uma com minha cara.Andei por vários lugares dos Estados Unidos,conheçi pessoas daí Chongqing e fiquei morando com eles por duas semanas no Arizona e também conheçi alguns lugares chiques aqui no EUA e acabei arranjando um emprego,para trabalhar de babá pra um familía rica que mora em Beverly Hills e elas vão deixar eu morar na casa do jardim e estou feliz por ter arranjando um emprego,não é grande coisa mais ta bom pra começo para eu me sustentar aqui e estou procurando uma faculdade pra ver se eu consigo ingressar nela para pagar a metade.
    Como esta a mãe e o pai?Deve estar preocupados comigo,diga a todos que estou bem e quando eu tiver uns trocados a mais,eu vou ai visitar todos vocês e quando eu for quero que a mãe faça o meu prato predileto,porque o povo daqui só come Hambúrguer, eles precisam comer comida mais saudável iguais que a mamãe faz muito colorida RS,espero que futuramente eu comprei minha casa aqui,pra todos vocês venham me visitar e que eu me case e eu e meu marido mudei definitivamente para cá.Espero que você maninha me responda a esta carta,irei ficar feliz por saber como vocês estão e como anda Chongqing sem mim.

    Beijos para todos,estou com saudades de todos vocês!

    庵北基,
    Xiaoli Mei.

    Nome: Andreza Felix n°01 2°B

    ResponderExcluir
  7. 舊金山,2011年11月21號

    該 Huan Yue

    Mãe, estou muito contente por ter chegado bem aqui na America, apesar que a viagem no navio estava desconfortável, pois com o dinheiro que a senhora me deu, eu gastei com comida. Assim, tive que vir clandestinamente no navio; mas não se preocupe pois quando foi de noite fugi sorrateiramente e cheguei ao porto. Fora isso está tudo bem, conheci alguns mercadores que moram aqui que são da China, eles me disseram que posso morar numa especie de pensão, desde que trabalhe junto com eles para pagar o quarto.
    Outra coisa que reparei, é que aqui todo mundo come muita comida "estragada", ao invés de hortaliças e peixes. A cidade comparado a China com todas aquelas motos e bicicletadas é bem calma, mas não deixa de ser perigosa, onde ontem mesmo morreu atropelado um americano.
    De lembranças a minha irma e irmãos, e coloque algumas flores no tumulo do pai por mim. Me deseje sorte, pois amanha começo a trabalhar com os mercadores, e conforme for ganhando algum dinheiro tento mandar para vocês o mais rápido possível.

    Abraços,
    Jay Chou

    Nome: Joslen G. N° 14 . 2°B

    ResponderExcluir
  8. New York, 21 de Novembro de 2011

    Querida Yang;

    Oi amor, como vão as coisas por ai? Eu estou bem, e morrendo de saudades. Cheguei aqui na cidade de Nova Iorque faz um mês, tudo está correndo bem. Conforme o combinado, te contarei todas as novidades.
    Bom, eu comecei a trabalhar como Jardineiro, a mais ou menos, duas semanas, fui indicado pelo meu primo Liang, que é um velho amigo da família Smith. Estou dividindo um apartamento com Liang também, estou tendo dificuldades com a minha comunicação, inglês é bem diferente de mandarim, mas já consigo falar o básico, o meu primo está me dando aulas, espero voltar falando fluente.
    A América não é tão ruim, afinal, já comecei a me adaptar com o estilo de vida, mas os americanos tem muitos costumes diferentes, eles se vestem engraçado, e a comida nem se fala, aqui se come muito “fast food”, sinto falta de comer o seu tofu recheado, que saudades de Pequim. E você? Quero saber as novidades, como vão todos?

    Me responda em breve, espero poder estar em casa logo, beijos Chen.

    陳獨秀吴
    Chen Wu

    Nome: Priscila Teixeira Pereira Nº29 3ºB

    ResponderExcluir
  9. New Jersey, 22 de Novembro de 2011.

    亲爱的寄居 Querida Yorii,

    Olá minha amiga querida, como vai? Cheguei aqui em New Jersey já faz algumas dias, mas antes estive em New York e como prometido estou aqui escrevendo para dizer o quanto estou com saudades de você.
    Tudo esta muito bem, e por incrível que pareça aqui é o meu lugar, você sabe o que essa viaja significa para mim. Conhecer esse lugar sempre fora meu sonho. Quando cheguei em New York fiquei maravilhada é imenso e lindo.
    As pessoas daqui gostam muito de chá verde você acredita? Amo chá verde quer dizer nós amamos né minha amiga. Eles também gostam muito da nossa culinária. Não irei passar fome acredite. Apezar de que as comidas não parecerem tão saldáveis como as nossas.
    O que esta sendo dificil mesmo é a compreensão da minha fala, eles quase não entendem. Eu sei pode puxar minhas orelhas você me disse para estudar mais. Mas felizmente minha amiga estou longe demais. Como está tua familia?

    Me mande notícias rapidamente, não pretendo voltar agora, beijos de sua amiga ShanShu.

    山水 Yakisoba
    ShanShu Yokisoba

    Nome: Natália Carlos Alves Nº33 2ºB

    ResponderExcluir
  10. Pennsylvania, 22 de novembro de 2011

    由香浩 Yuka Hoo

    Querido papai, que saudades do senhor como vai? Cheguei aqui em Philadelphia na Pennsylvania há alguns dias e como eu lhe prometi estou lhe escrevendo para saber um pouco do que estou passando.
    Pai viver aqui com uma cultura totalmente diferente é muito difícil. Estou tendo que ir comer em restaurantes chineses, mas eles não são totalmente iguais. Eles comem com garfo e faca papai, horroriza-te. Será que eles não sabem que isso é uma arma contra a vida humana? Não se preocupe papai eu pedi os nossos k'uai-tzu para comer meu alimento.
    Oh, my God! Como eles dizem aqui, não sabia o que significava, mas descobri que eles têm somente um Deus sendo assim monoteístas papai isso que me deixou chateado a maioria é católico e nós somos budistas. Mas como o senhor sempre me ensinou que devemos respeitar os paradigmas alheios é o que estou fazendo.
    Tenho que lhe confessar que conheci uma garota linda, ela é chinesa e também esta fazendo intercambio. Tornamos amigos e vamos conhecer o país juntos. Por certa parte estou feliz. Como esta a mamãe? E os meus irmãos?

    Mande novidades papai, não voltarei esse ano, beijos de seu filho Qu Yuan Hoo.

    屈原胡胡
    Qu Yuan Hoo

    Nome: Matheus Macedo de Miranda Nº26 2ºB

    ResponderExcluir
  11. New York, 22 de novembro de 2011

    Oi, família!
    Como vocês estão? Aqui tudo é muito estranho.
    Eles comem um tal de fastfood, tomam um liquido preto que eles chamam de coca-cola. Eles comem muita coisa que vem dentro de latas, isso quando eles não comem hamburgueres e batatas-fritas, eles não usam hashi para comer.
    Eles tem também muitas festas por aqui e usam roupas muito engraçadas, uma dessas festas tem os enfeites mais esquisitos que já vi na vida, essa festa é chamada de Halloween, nessafesta eles vestem roupas estranhas, fantaisas e saem nas portas pedindo doces ou travessuras.
    Aqui eles não comem sushi, eles assam e fritam o peixe, totalmente diferente de nós e tem também muitos hábitos diferente dos nossos, quase nunca param.

    Beijos para todos e em breve estou retornando!


    鞍馬
    Kurama

    Nome: Bruna Mirely dos Santos Silva Nº: 03 Série: 2ºA

    ResponderExcluir
  12. Palermo-Itália,22 de Novembro de 2011
    Vocativo: Pequim-China

    À Cai-Lin,

    Como você está? Quanto tempo não nós falamos!
    Como já deve saber, estou aqui em Palermo na Itália como modelo. Aqui o porte para modelo é rígido. Estou morando com duas italianas e uma francesa, já pode imaginar que não está sendo fácil me adaptar aos costumes.
    Tenho algumas novidades para contar para vocês, comecei a fazer aulas de italiano, no inicio pensei que seria difícil mas acabei me acostumando.
    Outra super novidade é que estou namorando um italiano charmoso, que está me mostrando a cidade.
    Estou aprendendo sobre a cultura, artes e costumes, uma das atividades e o museu e o Palácio dei Normanni.
    O que não tenho me acostumado e a altitude de 14 metros e o clima mediterrâneo.
    Desde já aguardo a visita de vocês aqui! Saudades.

    Mary

    Nome:Camila Pereira Silva Nº10 2°C

    ResponderExcluir
  13. Chicago, 22 de novembro de 2011

    Á
    Yang Yuk

    Olá Yang, como você está? Como vão as coisas por ai? Espero que tudo bem! Como prometido,
    estou mandando esta carta para você. Aqui em Chicago, tudo é muito belo, como você sabe
    gosto de conhecer culturas diferentes,lugares e costumes diferentes, por aqui tudo é novidade,
    porém sinto bastante falta de nossa casa, de nosso país, de nossas comidas...aqui ainda consigo
    achar alguns restaurantes chineses, algumas coisas que fazem eu me sentir mais próximo da minha terra natal,
    mais não é a mesma coisa, não tem aquele gostinho de comida caseira, com amor e carinho que
    só você sabe fazer, mas estou levando, faltam exatamente 74 dias para que eu possa estar
    de volta ao nosso lar.
    Por aqui, as pessoas são tão engraçadas, cada uma de um jeito, cada uma com uma expressão,
    eu dou muita risada andando pelas ruas daqui de Chicago.
    Querida Yang, tenho que ir andando agora vou fazer uma visita a um museu muito famoso por aqui
    prometo levar muitas fotos, e muito presentinhos para você.


    Beijos e Abraços,
    Li Lei Kong

    CAROLINE KERR CALAZANS. Nº 02 SÉRIE: 2ºB

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Washington, 22 de novembro de 2011

    港 Kong,

    Olá meu amor, como estão as coisas por aí? Espero que esteja bem, pois aqui em Northwest está tudo ótimo, apesar do hábito ser diferente do nosso. A comida daqui é gostosa, muito boa mesmo, comprei vários pacotes de cookies, tem gostas de chocolate, é uma delícia, um bolinho chamado cupcake, também é muito bom, vou direto em um restaurante chamado Georgia Brown's, adorei aqui, se estivesse aqui comigo, iria adorar. Prefiro os sanduíches daqui, do que o nosso Yakissoba (risos). Amanhã, vou ir pra Disney, me divertir um pouco, aquele parque é maravilhoso, aproveito e compro presentinhos pra todos. Marque o nosso casamento pra daqui a um ano e meio, pois vou demorar pra voltar para Hong Kong, arrumei um emprego aqui, vou ganhar bem e comprar o vestido por aqui, pois são lindos! Manda beijos pra minha mãe, dê notícias, quando eu estiver voltando pra casa, mandarei outra carta ok!

    miss you, kiss.

    小莉玲
    Ling Xiaoli

    Nome: Noely Lacerda nº27 série: 2ºD

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boston, 31 de janeiro de 2011
    Para
    香港骏 Chun Hong
    Olá Chun como vai você?
    Estou com saudades, mesmo que faz pouco tempo que estou aqui ,pelo pouco tempo que estou aqui nos EUA estou gostando.O modo de vida aqui é bem diferente da china ,o tipo de governo,as comidas e etc.
    Não sei se conseguirei ficar aqui por bastante tempo, pois é um pouco difícil regularizar minha situação aqui. Estou hospedado na casa de alguns amigos, estou tendo um pouco de dificuldade para me comunicar com os Americanos ,mas aos poucos vou conseguindo,estou trabalhando em um restaurante, mas não sei se ficarei por muito tempo nesse emprego,pois o salário não é tão bom assim, porém prefiro mais aqui do que a China .
    Eu estou confuso se vou voltar ou não, por causa da minha regularização aqui, pretendo ficar, mas se eu não conseguir voltarei, pois estou com muitas saudades de você Chun
    Beijo0s Chun, estou com saudades
    刘龙 Liu Lung
    Nome: Vinicius Malonyai de Oliveira N° 38 Serie: 2ªB

    ResponderExcluir
  18. Filadélfia 7 de Junho de 2011
    Para:
    艾米冲 Amy Chong e Família
    Olá, estou aqui na Filadélfia às coisas aqui são bem desorganizado, tem muitos carros e muito transito existe muitas lojas aqui de artigo de todo o mundo. Não precisam se preocupar a comida é o que não falta em todo lugar tem um restaurante Chinês até em casa elas entregam , mas não se compara o daí.Minhas casa é pequena mais da pra se virar na rua onde eu moro é bem quieto mais tem uma avenida a poucas ruas de mim.Aonde eu trabalho tem muita gente é em uma feira popular vendendo Salmão os peixes fedem mas tenho que fazer algo se eu quiser entrar na faculdade, sempre que volto de casa vejo um parque de diversões quando conseguir algum dinheiro vou lá andar de montanha russa.Para terminar a carta eu queria falar que eu estou com saudades e nenhum lugar sem compara a minha casa ai na China.
    Saudade de Julio Chong
    Nome: Ronaldo dos Santos Correia N°34 Serie: 2ªB

    ResponderExcluir
  19. Las Vegas , 23 de Novembro de 2011

    Querida Mãe, querido pai


    Então acho que já estava na hora de escrever uma carta para vocês, para não ficarem tão preocupados como estou aqui em Las Vegas, vim atrás de estudos não só de conhecer um lugar novo mas poder ver as nossas diferenças.
    É mãe estou aprendendo muita coisa por aqui, que talvez não aprendesse no nosso próprio País, tenho estudado bastante o dia-a-dia das pessoas,o que elas fazem que horas fazem, o que comem,e achei muito interessante. Hoje de manhã acordei e fui andar pra ver se poderia registrar alguma coisa,logo que sai de casa vi muitas pessoas correndo apressadas até mesmo terminando de vestir no meio da rua, colocando acessórios e algumas coisas,nas lanchonetes pessoas pedindo cafés para levarem ao trabalho, sem tempo pra se quer mesmo tomarem café.
    Bom isso é realmente estranho,mas não foi só isso que puder perceber,na hora do almoço sai novamente,muitas pessoas que trabalham em lojas,em empresas comem as pressas na rua, nada de comida saudável,alguns comendo salgados,outras fast-food,cachorro-quente que vende nesses carrinhos de rua mesmo entre outras tipos. Como explicar a vida totalmente diferente deles com a nossa, ai mãe aqui é muito agitado, nos finais de semana os tipos de música que gosto de escutar acho que aqui não existe música calma para eles, tem muita música pop, rock, muita bagunça, lugares para sair só as boates e festas, ou até mesmo em casas de pessoas normais, bom que eu acho pelo menos que são normais, bem e vamos se dizer que a artes deles aqui é bem diferente da nossa, aqui eles picham as paredes como modo de expressão, as danças, os estilos de roupas chamativas com muito brilho que chamam muita atenção, como também a maquiagem muito forte e também muito brilhante, saltos bem altos, roupas curtas, é bem assim que está sendo meus finais de semana mãe mas não se preocupe que eu estou bem, na casa aonde estou eles me tratam super bem, como se eu fosse daqui mesmo.
    Isso é um pouco do que estou vivendo aqui, durante esses 2 meses que estou aqui ainda é meio difícil de se acostumar, mas tenho mas 10 meses aqui. Enfim mãe eu estou sentindo muitas saudades, manda um beijo pro Pai e pro meu irmão diz que estou morrendo de saudades, e vou voltar sabendo muita coisa nova, e comprar muitas coisas para poder lhe mostrar, quando puder escrevo outra carta. Estou morrendo de saudades,eu amo muito vocês.

    Beijos

    Young Mi Hokko

    Iria Pallomares, nº19 - 2ºC

    ResponderExcluir
  20. Miami,23 de Novembro de 2011

    Querida Vovó


    A melhor coisa que poderia ter acontecido em minha vida foi vir morar aqui nesse lugar maravilhoso que é Miami,aqui eu tenho uma boa vida , trabalho,estudo e passo meus finais de semana na praia,adoraria que algum dia a senhora podesse vim me visitar.
    Ontem uns amigos meus me levaram para jogar um tal de Futebol Americano,gostei muito mais é violento,é um tipo de esporte que não se custuma a ver em nosso país.
    E as coisas ai como estão ? E minha irmã ching ling ainda está namorando ?
    Me mande noticias,eu tenho que ir agora alguns amigos vão me levar em um tal de Mac Donalds me disseram que é muito bom,bom vamos ver.
    Tchau vovó até algum dia em que nos encontraremos novamente.
    Com muito amor:

    Chan Ling



    Nome:Felipe Cesar de Souza Nº09 Série:2ºA

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. New Orleans, Luisiana, E.U.A.
    23 de Novembro de 2011.
    Shangai, Rua Sushimi Nº 193 – China.

    Á Li Yen 黎椰嗯 e Shang Mei 尚美

    Querida Mãe e Querido Pai, minha imigração para os E.U.A está meio estranha. Minha primeira impressão daqui é que esta cidade é bem “gangster” (Contém muitas gangues de rua), pois nos muros dos prédios é possível observar vários desenhos e escritas estranhas. Nem com a internet 3G do meu Tablet eu consegui descobrir o que estava escrito aqui.
    A comida daqui também é muito gordurosa, eles nas maiorias das vezes só comem hambúrguer com uma porção de batatas fritas, e nunca se cansam, todo dia é a mesma coisa, e eles não parecem engordar! Isso me impressiona. Mas em relação á minha alimentação, encontrei um restaurante que serve Song Shu Gui Yu, que tem o gosto quase igual ao seu mãe (Quase, o seu ainda é bem melhor).
    A convivência deles com pessoas de outro país são bem estranhas. Quando cheguei ao hotel vi um homem Africano quase sendo espancado por ser negro, e quando fui dar uma volta pelas ruas, tentei conversar com algum deles, mas quando eles ouvem meu Inglês com sotaque Chinês, ficam me chamando de “Japa” ou de “China”, e isso realmente me tirou do sério. Quase tive minha primeira briga fora da China!
    Em relação ás roupas, eles se vestem de um jeito muito diferente do nosso, a maioria das pessoas vestem roupas em relação ao estilo musical “hip-hop”, que é o tipo de música mais ouvido por aqui. Escutei algumas músicas e não entendi nada do que os artistas diziam. O ritmo também não é o dos melhores.
    Apesar desses contratempos, a tecnologia, a moradia e o preço dos produtos aqui são muito bons, isso eu não posso negar.
    Bom, é assim que minha vida se encontra em New Orleans. Mas ainda tenho muito tempo para desfrutar do que essa cidade e os E.U.A pode me oferecer, afinal, se passou apenas 1 semana desde que cheguei. Cuidem bem da nossa casa! Quando voltar quero meu quarto intacto!

    Um Abraço,
    Seu filho Joe Ling
    乔玲

    NOME: Carlos Eduardo P.S Nº05 2ºA

    ResponderExcluir
  24. Hollywood 16 novembro 2011
    Oi mãe, tudo bem? Eu estou bem... Na medida do possível, pois estou com muita saudade e estou e estou com muita dificuldade de me adaptar com o fuso horário e o pior é que a senhora nem imagina que loucura é essa cidade, e a comida então, lombo com abacaxi, carneiro com laranja doce de oxicoco são algumas das comidas típicas daqui.
    A senhora não sabe como eu sinto falta daquela barbatana de tubarão cozida, cabeça de leão bem cozidinha hum... Que delícia me deu ate água na boca.
    Os Estados Unidos é uma nação multicultural de uma grande variedade de etnias e tradições, e ter conviver com essas pessoas tão modernas e agitada esta sendo um pouco difícil.
    Mãe, eu vou ficando por aqui diz para todos que eu estou com muita saudade e que em breve estarei ai contando pessoalmente a minha experiência, fique com Deus, espero respostas
    BEIJOS!
    Yudi kamyaha
    nome: Danielle dos Santos Dias nº10 serie: 3ºB

    ResponderExcluir
  25. Portland, 15 de novembro de 2011

    Olá, querida Ming,


    Gostaria de saber como estão indo as coisas por ai, vou confessar que aqui em Portland as coisas são muito diferentes do nosso país, essa cidade não para, nós vemos pessoas pela rua vinte e quatro horas por dia, como vai o meu querido Yong?
    Diga a ele, que eu estou morrendo de saudades e que seu pai logo voltará para buscá-lo, porque aqui realmente as coisas estão a meu favor, meu emprego novo é muito legal, lembra daquele curso do tecnologia da informação que eu fiz? Pois é, aqui ele está sendo muito requisitado, e o salário é bem alto, estou gostando muito daqui, mas a saudades de vocês, está cada dia maior, mas prometo que vou buscá-los o quanto antes possível, só quero dar uma vida boa para nós todos, e aqui realmente sei que nosso filho será feliz, vou fazer de tudo para ele ter o melhor futuro possível.
    Todos os meses irei mandar uma boa quantia em dinheiro para ajudar vocês enquanto eu estou aqui, e não precisa se preocupar estou me adaptando bem aqui nesta cidade, estou descobrindo lugares maravilhosos por aqui para passearmos com nosso filho, e quando chegarem aqui iremos as compras e comprarei tudo que eu não podia comprar antes para vocês, aqui perto da onde estou hospedado tem um ótimo restaurante chinês a comida até parece mesmo com a nossa, eu estava pensando em provar algumas comidas típicas daqui, elas tem uma aparência muito boa, mas não sei se será muito boa pra minha saúde, aqui tudo é frito, e tem muita gordura, alguns dias atrás tentei provar uma comida chamada "Big Mac" isso é um pão com hambúrgueres, alface, queijo, e um molho especial estranho, o gosto é meio diferente, mas com o tempo dá para nos acostumarmos com esse tipo de comida. Gostaria que me mandasse notícias de minha querida mãe e o resto da família, vou ficando por aqui.
    Logo em breve mandarei mais notícias minhas e de como as coisas estão por aqui, estou com muitas saudades de todos da nossa pequena vila.



    Com muito amor,


    Liang.



    Thayna Ferreira Pereira Nº 34 2ºA

    ResponderExcluir
  26. Detroit, 16 de novembro de 2011
    Para: Yoshimitso

    Querido pai,

    Estou escrevendo para dizer que estou bem, porem ainda não me adaptei a cultura e os costumes americanos, nem com os horários, hoje faz um mes que estou desempregado, estou vivendo de favor na casa de um amigo que por conhecidência tambem e chinês e esta na mesma situação, bom mais isso não importa agora, preciso saber o estado de saúde da mamãe, afinal vim para esse fim de mundo para tentar a sorte na vida e pagar um tratamento adequado para ela, visitei um hospital de crianças com câncer essa manhã, aqui eles tratam dessa doença com uma tecnologia chamais sonhada, espero um dia trazer a mamãe para ser tratada, com os mesmos recursos, bom pai por enquanto e só, aquardo resposta.

    com amor e carinho,

    Hyung San

    Gustavo Santiago N° 2°B

    ResponderExcluir
  27. Califórnia, 23 de novembro de 2011.

    Caro Yin Dy Otah, como vai?
    A Califórnia é incrível, do jeitinho que o papai falou, porem os americanos tem costumes bem diferentes e são um povo bem estranho.
    Cheguei semana passada na Califórnia e logo no desembarque fui recepcionado pelo amigo do papai, um tal de senhor Vay Si Fu, ele também é chinês mas esta nos EUA há mais ou menos 2 anos. Era hora do almoço e logo fomos para o hotel onde eu ia me hospedar, no caminho encontrei um carrinho que pela placa dizia que vendia cachorros quentes. Como estava faminto pedi dois labradores cozidos e um buldogue no molho. O vendedor era tão cara de pau que riu de mim e me deu um chihuahua no formato de um dedo num pãozinho. Pelo que o senhor Vay Si Fu me disse os americanos não comem cachorros...que desperdício.
    Quando cheguei no hotel não pude acreditar, o meu quarto tinha o tamanho da nossa casa, aproximadamente 10 metros quadrados e ainda por cima era só pra mim. Parece que o numero de americanos é bem menor que de chineses.
    E você não vai acreditar, conheci um casal de americanos chamados Senhor e Senhora Johnson, eles tem aproximadamente 3 filhas, não é incrível? Perguntei se eles eram ricos para poderem pagar a multa por terem mais de uma filha, mas eles me disseram que aqui nos EUA não existe lei que controle o numero de mulheres, incrível não é mesmo Yin?
    Essa foi a minha incrível semana na Califórnia, mande abraços para todos os 17 integrantes da nossa família, logo que puder comprarei um celular e ligarei para todos.
    Um abraço do seu irmão Otah Ryo.
    P.S.: Arrumei emprego no restaurante chinês do senhor Fong, é um lugar muito próspero...acho que o senhor Fong vende drogas.


    Jorge Masanobu Baffi Onishi nº13 2ºB

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Nova York, 10 de novembro de 2011

    Querida Mei Lyng,

    Tudo bem meu amorzinho? Quelia te contar como estão os meus dias aqui nos EUA, tem sido uma expeliência muito inclível né! Meu tlabalho é uma malavilha, fui admitido numa emplesa de engenhalia, aqui pelto de casa, pelo menos valelam aqueles 5 anos de faculdade que eu fiz né, hihihi! Esses amilicanos são muito simpáticos, mas comem coisas muito estlanhas, comem com galfo e faca e não com os k'uai-tzu né, e não estudam 18 holas por dia né! E você não sabe quem eu encontlei aqui nos EUA, nosso amigo o Otah Ryo, ele esta difelente, mas fiquei feliz em vê-lo e combinamos de almoçar fola né, vamos num lestaulante chinês, hihihihih! E como estão nossos filhos em, o Chang e a Yang? Estou melendo de saudade deles, devem estar glades e muito inteligentes, não vejo a hola de ver vocês né. Mas quelia que vocês viessem para cá conhecer esse país é uma cultula muito intelessante, eles são menos populosos com nós ai, tem pessoas de valias coles aqui, neglos, ruivos, loilos, e você aquledita que eles não comem insetos, não comemolam o ano novo em feveleilo e não esclevem da esquerda pra direita? É ao contlalio! Hihihih! Bom meu amor, estou com saudades, mas não se pleocupe, aos poucos vou me adaptando e logo mais estalei de volta!

    Beijos e abraços,

    Ming


    PS.: professora as palavras estao escritas erradas de propósito, queria dar um sotaque chinês mesmo, troquei o "R" pelo "L"

    Lucas Ferreira Alves nº20 2ºB

    ResponderExcluir
  31. New Orleans, Dezoito de Abril de 2011


    Á
    ThingLingdonk
    Bom, não irei dizer bom dia por que não sei quando essa carta estará em suas mãos mais ao invés disso digo um...Oi!.
    Como já deve estar sabendo vim para os Estados Unidos para tentar uma nova vida, e bem, o que posso dizer daqui para você é que as pessoas daqui são muito estranhas, e também muito gordas. As pessoas daqui são muito diferentes das que eu costumo ver pois aqui não vejo nenhum, se vestem com roupas estranhas e seu sotaque é a pior coisa pois eu particularmente não entendo nada. Eu estou hospedado em um hotel, um hotel que olha... acho que a classificação dele é meia estrela por que é tudo de estranho e mais um pouco, é um lugar mal iluminado ao lado de uma linha de trem, é isso ai que você leu uma linha de trem!. Aqui as linhas de trens não ficam no chão elas ficam mais altas que as casas e por grande sorte minha janela é a que fica bem do lado, más fora isso estou bem me ajustando á esse bando de estranhos compartilhando conhecimentos e informações, estou aprendendo muito com eles por mais que eu particularmente seja muito mais inteligente.
    Por enquanto é só minha querida prima,espero que você esteja melhor que eu ai na China,fique bem ai.Em breve mandarei mais cartas contando sobre esse lugar tão diferente.

    Com carinho.

    Tisuki Nakarama



    Nome:Igor R. Santos n°9 2°B

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Miami, Flórida – 18 de Janeiro de 2011.

    Pais, irmãos, tios, avós, e a quem possa interessar...

    Olá, meus contemporâneos! Saudações a todos a quem esta carta chegar. Quero dizer, sobretudo, que sinto muito a falta de vocês; desta terra abençoada; do vento que mais gostoso sopra por aí; das tradições que nos enriquecem; da filantropia que nos caracteriza. As coisas por aqui vão conforme esperávamos que fossem... Na essência, até que estou bem. Mas o impacto cultural é um choque a se considerar. Ainda busco compreensão para as coisas que vejo por este lado da terra.

    Sobre as novidades, irei começar com uma afirmação curiosa... No Japão nós encontramos uma culinária japonesa, certo? E em Portugal uma culinária Portuguesa, bem como no Brasil uma culinária Brasileira. Mas, vejam vocês, nos Estados Unidos nós encontramos uma culinária... Chinesa! É incrível a falta de cultura deste povo! Pelo menos assim não tive problema em encontrar uma boa alimentação, pois em toda esquina é possível encontrar comida que tenha origem chinesa. Estes ingênuos americanos, quando não comem da comida ‘alheia’, se entopem das comidas ‘rápidas’ deles. Por isso é que estão do jeito que estão... Logo, logo, precisarão não só importar comida dos outros, mas também novos corpos, porque os deles já estão bem rechonchudos, viu?!

    E não pára por aí... Este povo é escravo dos automóveis. De verdade! É quase impossível vermos uma mísera bicicleta nas ruas. Eles têm preguiça de pedalar! Tudo tem que ser no motor. Carros, motos, trem, aviões. Mas bicicletas? Eles vão rir na minha cara se eu falar que meu povo prefere dar umas boas e velhas pedaladas! Sem falarmos que a terra daqui não produz nada. No lugar das plantações, há prédios! Diga-me, quem há de comer prédios? E as características físicas, então? Essa gente de cá é tudo diferente. Meu Deus, como pode haver tanta cara diferente num só lugar? Se pegarmos qualquer pessoa do mundo e falarmos ‘É americano!’, irão acreditar... Porque aqui tem de tudo. Negro, loiro, branco, ruivo, grande, alto, magro, gordo, é uma confusão danada.

    Porém, agora, como me faltam linhas para contar tudo que por aqui passo, tenho de me despedir. Em breve lhes enviarei novas notícias, em outras cartas. Mas aguardem por novidades assustadoras, porque as coisas por aqui não são muito normais não, viu? Espero realmente que vocês estejam bem por aí, e que se lembrem sempre que vocês são muito privilegiados por pertencerem ao povo que pertencem. Pois por aí eu era feliz e não sabia. Mas agora, pelo lado de cá, não adianta... Eu não vou me adaptar.

    Com todo o amor e sinceridade possível,

    Li Yong.

    Obs¹: O texto, no word, foi desenvolvido em 30 linhas.
    Obs²: Aluno Romário Reat Vale S. Cavalcante - Número 42, 3º ano "B".

    ResponderExcluir
  34. Jersey City 21 de Novembro de 2011
    Querida Mamãe
    Vai fazer 8 meses que cheguei em nova Jersey City em busca de novos sonhos tudo aqui me deixa assutado por ser um local de um importante centro comercial, industrial a varias pessoas desabarcando como eu o tempo todo em busca de seus sonhos.
    Mas o pior de tudo esta na saudade que sinto dos nosso momentos de conversa na beira da nossa platação de arroz ! O povo aqui so come hamburguer é toma coca-cola tudo muito exagerado ao contrario de nossa cultura acho que ja engordei 5 quilos so comendo besteira aqui dificilmente se come uma comida saudavel.
    Arrumei um emprego faz 5 meses não e facil e puxado, mas ja estou juntando dinheiro para ir passar o mês de Janeiro com você é o papai é os irmãos ! Iremos todos passar os dias conversando e maltando a saudade.
    Queria saber como esta o clima ai ? Estou morrendo de Saudade de Todos de casa !
    Mamãe cuide se bem ! Nunca esquesa que eu amo muito todos vocês e pra sua felicidade não deixo de frequentar a Igreja todos os Domingos .
    Acho que mes que vem eu ja conseguiu um telefone e agente vai poder se falar Melhor ! Por enquanto e so, se precisar vou mandar outras cartas.
    Beijos
    陽平
    Hinata Taniguchi
    Nome:Graziela Barbosa N° 07 Serie:2°B

    ResponderExcluir
  35. Atlanta, 24 de novembro de 2010

    Á Jack Chan

    Oi tio Jack tudo bom com voçê ? Como esta a minha mãe shuriken e o meu pai Jet Li ? espero que estaja tudo bem ai no japão . Bom , demorei um pouco a mandar esta carta pois é muito dificil a comunicação neste paìs, poucas pessoas falam japones, mais nao foi só esse o motivo da demora !
    Atlanta é uma cidade muito bonita , e como ai no japão ela tambem tem a sua propria cultura , o jeito de se vestir pois faz frio aqui ! A primeira coisa que fiz quando cheguei foi logo ir em um shopping aqui do centro para me adaptar com o estilo de roupa , outra coisa que fiz quando cheguei foi visitar Igreja Presbiteriana de Atlanta muito famosa por aqui e tambem conheci o rio Cohocton. Esse rio não tem nada de especial, é como todos os outros rios, tem agua e peixes, só senti falta dos peixes que tem ai no nosso aquario ! Mais em compensação quando fui a visita do rio Cohocton encontrei uma japonesa linda , olhos puxados , cabelos lisos e soltos , acho que estou apaixonado ! conversamos por horas e horas na beira do rio. Cantei pra ela uma cançao em japones e as pessoas que estavam ao lado nao intenderam nada, foi uma sena muito engraçada.
    Bom , esta carta que mando a voçê tio tem um proposito , peço que voçê me mande de volta outra carta dizendo se minha mae querida permitisse que eu ficasse mais um pouco por aqui, ja arrumei um emprego e nao quero perder a Shingtsu, ela me mudou completamente tio, do mesmo jeito que a tia ti mudou.Ela é perfeita !

    Espero a respota o mais rapido possivel tio !
    De miil beijos na minha mãe e diga que eu amo o papai .



    Li Harry Potter

    Nome: Marcelo Henrique Da silva N 24 2B

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Washington- Flórida. 24 de novembro de 2011

    Olá, Mamãe.

    Não disse que escreveria assim que chegasse aqui, já faz uma semanae a saudade já esta batendo, porém estou muito feliz por viver grandes momentos aqui em Washington, pois já visitei muitos parques, bibliotecas, além de ser uma cidade repletas de beleza.
    Aqui muitas pessoas vivem de delivery, e se torna difícil pois sabendo que a China tem umas das mais ricas culinárias do planeta, apesar de um dia desses ter avistado um restaurante chinês, o difícil vai ser achá-lo de novo porque já andei tanto por essa cidade linda que talvez não o encontre.
    Pois venho por meio desta para dizer que a saudade de você e imensa e que breve estarei ai,espero que quando estiver de volta você faça pra mim aquela comida que eu tanto amo e que só você sabe fazer, fala pra todos que mandei um super beijos e antes de ir embora comprarei milhares de presentes para vocês, mãe eu te amo muito e se cuida.



    Com amor.

    Karina Nunes da Silva


    Nome: Karina Nunes da Silva n°22 3°B

    ResponderExcluir
  38. Nova York, 21 de novembro de 2011.
    À Xiaoli.

    Querida Xiaoli, como você está? Espero que muito bem, imagino eu, que também esteja com saudades assim como eu, pois já não estou agüentando mais. Desde aquele momento que deixei você e nossa pequena Ling, no aeroporto, aos prantos há quase um mês atrás.

    Aqui tudo é tão diferente, as pessoas, seus hábitos, sua alimentação, enfim tudo tão novo. Pessoas correndo por todos os lugares, barulhos, sirenes, gritos, choros e músicas; Uma loucura... Só estando aqui pra descobrir esse horror. “UM HORROR” pelo menos a meu ver. Acho que as pessoas estão tão acostumadas com essa loucura , que nem dão mais valor ao sentimental, somente ao material e pior de tudo o seu egoísmo, pois as palavras que mais ouço por aqui são apenas “Não”, “Eu quero”, “Eu posso”. E nesse todo tempo, não ouvi se quer um “EU TE AMO”.

    Sinto-me extremamente culpado por deixar você ai, sustentando sozinha a nossa Ling. Enquanto eu estou aqui, em plena América, a procura de um emprego digno; Mal consigo respirar ao me lembrar que você esta ai, vendendo peixes no mercado principal para poder cobrir o rombo financeiro de mais de dois anos desempregado.

    Espero realmente, que você entenda o meu lado, e respeita a minha decisão, não se esqueça que eu só estou aqui para poder dar uma condição de vida mil vezes melhor, do que nós estamos enfrentando, e como dizem aqui na América e que eu concordo plenamente, a pressa realmente é a inimiga da perfeição. E não se esqueça que tudo de ruim que falamos, no final sempre se volta contra nós.

    Eu realmente te amo, e quero sempre o melhor para nossa família. Aguardo Ansiosamente a sua resposta. I LOVE YOU.

    Beijos e Abraços,

    Yang Li.


    GUSTAVO PINHEIRO NUNES - Nº13 - 2ºD

    ResponderExcluir
  39. São Francisco , Califórnia, EUA
    24 de Dezembro de 2011.

    mãe! é você estava certa , aqui é tudo muito grande inclusive as mulheres hihihi!!!é muito peito , muita boca , vixi nem quero ver o resto hihi , você sabe né ! a gente não tem muito costume com isso ! mais eu não to entendendo cheguei um pouco tarde e parece que aqui é festa, é gente pra todo lado e um tal de santa claus sei la, parece que ele traz presentes vou ter que escrever pra ele também.. hihi!!!
    Mais ta tudo bem as pessoas são meias chatinhas metidos a inteligentes parece ate que não sabe que sao os orientais que mandam si acham mãe!! mais acho que vou me adaptar bem !
    Há manda um beijooo pra minha purunguinha!!!
    te amo muito mãe e volto logo bjuuu to indo jantar, que dizer comer lanche!!!

    Com amor ...
    Do seu purunguinha!

    ResponderExcluir
  40. 17 de Março de 1999
    Broklyn New York U.S.A


    Querido Shon Sempay

    Bom dia Senhor Shon ou boa noite né?Estou com saudades da minha querida e amada vila de Konoha estou passando por um sufoco aqui na América muitos das pessoas aqui já tem uma opinião formada das pessoas na Ásia a vários boatos horríveis dizendo que somos “tranbiqueiros” e que somos peritos em matemática, artes marciais, viciados em arroz e que comemos as comidas mais nojentas do mundo, a e mais uma coisa, dizem que todo Chinês é dono de uma lavanderia, isso só foi uma grande conhecidencia eu ter uma, que hoje faz muito sucesso por sinal.Aqui Tudo é quase de graça e quase não tem leis o imperador é negro e muito ausente a família dele não é nem famosa, muitas das leis são que são ditadas não são compridas, onde moro é um bairro só pra negros e eu sou muito discriminado aqui porém eles adoram lavar roupas aqui e as crianças se divertem com o fliperama que coloquei aqui, aquele que você me deu porque ia jogar fora, foi de bom uso pra mim.
    O índice de assalto aqui é bem alto mais não se preocupe porque tenho um trato com os traficantes da área aqui(os traficantes são bem parecidos com subchefes da yakuza dragon).
    Beijo no seu coração quero, relembrar a noite que sai de Konoha estou ansioso pela sua chegada aki em Betsy você vai gostar muito daqui e das pessoas.


    Kun Sai Chang



    Ps: Piadas de chineses é a moda agora










    Igor santos 2°B n°:10

    ResponderExcluir
  41. ha professora o nome: kkk
    Fernanda Ap. da Silva N°13 3°A

    ResponderExcluir
  42. Orlando , 23 de Novembro 2011

    À Yi Xilian

    A saudade está insustentavel , então resolvi escrever pra vocês , pois essa e uma forma para amenizar essa sensação de vazio.
    Familia , como eu queria que estivesse todos juntos aqui comigo , estou me sentindo muito sozinha .Queria vocês aqui para fazermos um churrasquinho aqui na calçada , tomar uma cervejinha , e claro a vodka não pode faltar.
    Aqui é um lugar muito bom , mas muito diferente do que estava acostumada , o que eu estou mais sentindo e o fuso horario, sem contar que a comida é bem diferente , estou sentindo falta de comer a comida da minha mãe.
    Sei que tudo o que estou passando não vai ser em vão , vou voltar logo logo , cheia de historias para contar , e cheia de presentes para todos.
    Mãe , estou com muita saudade especialmente do seu carinho , nuna imaginei estar longe de você , e definitivamente , sem você eu não sei viver , a sua falta será o meu maior desafio a ser vencido.
    Agora preciso ir , vou conheçer a minha nova faculdade , saudades incondicionais de todos.
    Manda um beijo para todos do bonde , e diga que mandei um salve.Estou no aguarde de seu retorno.

    Beijos , Saudades Mil

    May Liu



    NEIDE MAYARA DE FREITAS Nº32 3ºA

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. California , 24 de novembro de 2011

    Querida Saima,
    Já não vejo a hora de poder te ver novamente, alguns dias apenas se passaram e eu realmente já estou querendo voltar pra casa. Não que eu esteja achando isso tudo ruim, pelo ao contrário, estou me sentindo uma Britney hospedada em um hotel 10 estrelas, mais aqui é diferente dos dias que eu já estou acostumada, o jeito como os Americanos se impõem em meio você, o jeito como eles te olham, é diferente. Realmente não sei com que mais me encantei , se foram os melhores lugares que eu passei até agora, ou se foi realmente a forma de como alguns me trataram aqui. Tantos lugares incríveis que eu já havia planejado e não acredito que estou em meio tudo isso. Eu realmente já descobri o porque dos americanos estarem tão saudáveis (risos), é muito pão, é muito hambúrguer, muito doce, é muito fast food amiga, ao contrário de nós ai que estamos sempre cuidando da forma de como nos alimentamos. É.., em pensar que eu reclamava de todas as vezes que mamãe botava no prato aquele Yakimeshi todo, e eu sempre com algum drama pra não comer. Sinto saudades até dessas coisas, pra você ver como a mudança de País afetou a minha cabeça (risos). Os lugares são tão incríveis que não vejo a hora de começar a viajar logo, tantos lugares, tantas lembranças que já estou até mesmo com uma pequena saudade de quando sairei daqui, das amizades que eu achei, pelas ajudas que eu ganhei, até mesmo as trocas de piadas bestas aprendidas com você. Logo estou indo para Fresno, nunca fiquei tão animada por isso, eu realmente não vejo a hora de chegar la e tirar mil e umas fotos, gravar vídeos, mostrar a cidade e como o povo aqui se porta mediante uma pessoa de outro País, mostrar a mamãe e ver o sorriso dela estampado no rosto, de mostrar pra ela um sonho meu que se tornou realidade e que em breve irá ser o dela realizado também. Só espero que esteja cuidando dela direito e pode ficar tranqüila que presentes da Califórnia você irá receber concerteza. Mande abraços e milhões de beijos pra todos em nossa família, não esqueça de mim em, mesmo que a distancia seje grande Sai, nossos dilemas e brincadeiras permanecerão até o fim, e quando a saudade bater não deixe de abraçar o Sudoku e estarei com você. Mande lembranças pra todos e um beijo de sua amiga Sa que já esta morrendo de morte morrida de saudades de você.

    Savanna Fuguya Tarrashiki



    Nome: Talita Alves de Morais Nº: 36 2ºB

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Cara Missochiru 22/11/2011

    Tudo bem por ai? como estão meus pais?. Volto daqui 28 dias, estou com muita saudades de casa, aqui e muito deferente, emagreci treze quilos, acredita, mais esta sendo uma esperiencia fantastica. Estou em Nova York, fui no Central Park, na times square.Tudo aqui é muito fantastico, Maimai não é muito bonito não, mais comprei muitas coisas, por aqui as coisa são um pouco caras, acredita que paguei em um tênis cem dolores, quanto ai eu pagaria cinquenta, um abisurdo né!?
    A disney também e fantastico, voltei a ser criança la, fiz muito amigos também, tinhaaté uma Brasileira, uma Tal de Eduarda, ela disse que no brasil não tem só indio e mata, quando eu chegar eu te conto como foi legal minha viaje, Mande noticias estou com muita saudades, manda um beijo para todos


    Beijos
    Shaulim

    Felipe Seiji Takai N06

    ResponderExcluir
  47. New York, 24 de Novembro de 2011.


    Querida Yang,
    Hoje completa exatos 5 meses que estou morando em New York,
    porém, devo admitir que para parece que estou a muitos anos aqui.A saudade
    da mamãe, do papai...os amigos, enfim, tudo faz falta!
    Aqui não é como imaginava, por aqui só encontrei pessoas preocupas única
    e exclusivamente com os próprios nariz.A cultura rica que pensei que
    encontraria aqui, não existe!Por aqui, as pessoas passam quase que o dia inteiro
    dentro de fast food`s, cafetarias e lanchonetes ingerindo alimentos estranhos e
    BEM gordurosos.
    Depois de tamanha decepção nessa terra ao qual achei que fosse maravilhosa,
    mal posso esperar a hora de voltar para casa e colocar as novidades em dia, espero
    que tenham muitas hein...
    Ah comprei presentes para todos!


    Abraços,
    Cho Chang.




    Nome: Danielle Barbosa Nº04 - 2ºB

    ResponderExcluir
  48. Califórnia, 24 de Novembro de 2011.

    Á Shang
    Estou aqui na América me sentido outra pessoa, conhecendo novas culturas, novos modos de vida e estou curtindo muito aqui, a comida é muito esquisita, única coisa que eu conheço daqui e o sushi o resto e tudo novo pra mim, eu comi um, bife não sei bem o que era, mas era muito bom... Sinto-me um astro estou sendo muito bem tratado todos me olham apreciam minha beleza (risos) meu jeito diferente de se vestir todos reparam em mim pedem fotos e tudo mais.
    Envio esta carta para você saber que está tudo bem estou me divertindo muito aqui encontrou um lugar que eles chamam de playcenter não sei muito bem, mas curioso que sou fui ver e muito legal tem umas coisas voadoras lá mostrarei as fotos quando chegar não se preocupe o problema que tenho e que não entendo o que os outros dizem sobre mim, e nem eles sobre o que digo deles (risos), mas estou adorando este lugar e encontrei uma garota muito interessante não dou detalhes pois conheci ela ontem , eu consegui um bom emprego e acho que ficarei aqui mais alguns dias não se preocupe estou muitíssimo bem.
    Espero uma resposta meu amigo..

    Yuzaki Hamid
    Nome:Leonardo Travassos Fernandes n°18 Série 2°B

    ResponderExcluir
  49. Dallas, 22 de Novembro de 2011
    米歇尔 Yao Ming
    Olá Tio como o senhor vai?Cheguei em Dallas na sexta feira a tarde estava um transito absurdo , por causa que era o horário que as pessoas saiam do serviço.Cheguei no apartamento oito horas da noite ,só deu tempo de tomar um banho ,jantar, e dormir pois estava cansado com a viagem no sábado fui resolver os problemas em relação ao emprego, e aproveitei para conhecer a cidade na qual é uma maravilha as pessoas te tratam com o maior respeito ,a culinária de la é muito bom aprendi muitas coisas que nem imaginava que fosse aprender.Mas por outro lado a vida não é fácil tenho que economizar muito para conseguir sobreviver .Aqui estou tendo responsabilidade e mais liberdade para me divertir e até viver nesse estado dos EUA que é uma maravilha.Alias o meu inglês esta tão fluente que as pessoas ficaram impressionadas ,porque eu consegui aprender tão rápido em pouco tempo.Estou escrevendo para o senhor estar ciente de que eu estou bem , e estou com muitas saudades do senhor , Quando tiver tempo me mande uma carta ,pois estou também preocupado com o senhor e a minha família.Beijos Zheng

    郑龙
    Zheng Long


    Nome: Michel Santos Silva Nº31 Serie: 2ºB

    ResponderExcluir
  50. 168 Battery Park boulevard, Cleveland OH 44102 – U.S.A

    October 16th, 2011

    Vocative: Xangai 1189, Zhuanxiwucun st – China

    Á Jung-Quo Hu

    Olá papai, como o senhor está ? Desculpe por não ter lhe enviado uma carta quando cheguei em Cleveland, já faz algum tempo, acho que já são 2 semanas que já cheguei aqui, bom eu estou com muitas saudades, praticamente de tudo, tudo mesmo. Aqui as coisas são totalmente diferentes, acho legal pois são novas experiências mas por outro lado os costumes daqui são muito estranhos por exemplo sinto falta de comer aquele bom e velho yakisoba que a mamãe preparava haha, esses dias eu fui a um jogo de futebol americano no estádio dos “Browns”, Nossa! Eu achei fantástico o jogo mas fiquei impressionado com tanta violência. Como o senhor sabe eu sempre acompanhei o futebol americano desde pequeno mas de perto é totalmente diferente, também fui para um jogo de baseball com alguns amigos daqui, me disseram que aqui em Cleveland existe um lugar onde tem chineses e pessoas que vieram da china também! O nome dessa parte da cidade se chama “chinatown” eu pensei em ir por lá um dia desses para conhecer algumas pessoas saber também o quão difícil é para as pessoas virem para a América enfim trocar algumas experiências, mas estou muito ocupado com trabalhos da faculdade a propósito aqui a faculdade é excelente aposto que quando eu voltar para casa já vou ter um emprego garantido haha, estou dividindo um quarto com um mexicano ele é de Guadalajara, ele me mostrou um pouco da culinária mexicana como os nachos e tacos você acredita ambos são muito apimentados ? é Pois é nunca experimentei algo tão ardido mas são ótimos pai, mas sinto saudade da comida chinesa, pois aqui quase não há restaurantes de comida chinesa, fale com a mamãe para me mandar um livro de receitas que ela faz para eu fazer aqui pai.
    Conheci uma garota aqui na faculdade chamada Kate, Uau! Como ela é linda papai fui com ela á uma peça de teatro no “State Theatre” esses dias,foi muito divertido! Esqueci de mencionar que eu também estou trabalhando em um escritório de advocacia com um amigo meu, está sendo muito “corrido” essa vida de faculdade trabalho, mas é o que tenho de fazer para sobreviver aqui.Bom papai tenho de ir daqui a pouco irei trabalhar.

    Mande-me cartas também viu ! estou morrendo de saudades mas pretendo ficar aqui por mais 1 ou 2 anos nas férias eu irei voltar para matar essa saudade

    Com carinho

    Yong Li.



    Nome: Thiago Teodoro Repizo Nº 33 2ºC

    ResponderExcluir
  51. Brooklin, 24 de Novembro de 2011

    Cara Lan Fan,

    Como anda o nosso clã? Tudo bem? Bom, acabei de terminar minha primeira semana aqui nesse estranho país chamado "Estados Unidos da América". Esse povo do ocidente é muito esquisito. Hoje quando fui ao trabalho comprimentar meu chefe com nossa tradicional saudação, ele ficou preocupado comigo achando que eu estava com problema de coluna. Ao chegar em casa, me deparei com uma notícia chocante que estava passando na tv, que inclusive não é censurada. Nessa notícia, um indivíduo estuprou três crianças numa creche e foi apenas preso! Você não leu errado Lan Fan, ele foi APENAS PRESO! Se fosse na nossa querida República Popular da China, esse rapaz teria os braços e o membro genital arrancado para não fazer isso novamente. Método muito mais eficaz, né? Mas devo adimitir que a parte mais esquisita foi quando fui almoçar. Esses americanos são loucos! Eles usam aparatos de metal afiados para se alimentar chamados de "garfo" e "faca". Essas coisas são capazes de matar alguém! Eu mesmo me cortei ontem tentando comer um tal desses Mc'Donalds que esses americanos tanto falam. Tinham tantos insetos no quarto de hotel onde estou hospedado, que eu achei um disperdício de alimento, não concorda? Depois de tudo isso, eles dizem que nós chineses é que não respeitamos os direitos humanos. Queria ver eles matarem alguém com o nosso tradicional Hashi!
    Lan Fan, logo estarei de volta para nosso honorável país!

    Ling Yao

    Nome:Felipe Teodoro Pereira n 11 série 3A

    ResponderExcluir
  52. Miami – Flórida, 24 de Novembro de 2011.
    À Tcheca Nakamura

    Querida irmã,
    Primeiramente, estou com muitas saudades, e como estão todos? Tenho tantas novidades pra contar, conheci tantas pessoas, aqui é muito legal! A comida é muito diferente, aqui eles não comem alimentos crus, pra ser sincera não é nada muito saudável, é muito fast food, mais eu gosto! As praias também são lindas, como eu queria que você estivesse aqui, às vezes me sinto sozinha, sem ninguém para conversar ou dar algumas risadas, ou até mesmo brigar, né maninha?
    Tenho uma boa noticia, fui promovida, estou até falando inglês fluente, fora que o salário ficou bem maior, vou mandar um dinheirinho extra a partir de agora. Não vejo a hora de chegar as minhas férias, vou ficar um mês em casa e levar muitos presentes, matar saudade de todos, alias como está mamãe? Parou com aquele surto de querer vir morar comigo? Ela jamais se acostumaria.
    Mande um abraço a todos e diga que estou com muitas saudades. Daqui a um mês e alguns dias estou de volta, e quero uma recepção calorosa!

    Atenciosamente,
    Tamika Nakamura

    ResponderExcluir
  53. Professora os dados de cima são Jéssica Regina Sorrentino nº21 3ºA

    ResponderExcluir
  54. Texas, 24 de Novembro de 2011

    Parceiro Jing Li,

    Primeiramente como você está? Segundo, que saudades de você e das suas idiotices. Havia prometido que ia contar sobre os americanos quando chegasse não foi? Mas tive que fazer minha mudança por isso não mandei a carta tão cedo, desculpe. Então estou aqui pra descrever como foi esse pouco tempo que tive, mas percebi várias diferenças entre o nosso país. No começo foi complicado para me adaptar, pra você ter noção as pessoas comem com uma coisa com pentes que chamam de garfo, parece um pente! Engraçado né? Pior foi quando eu paguei mico no primeiro dia da escola, que eu perguntei se tinham rashi e a mulher me olhou com uma cara bem feia e os outros moleques me apelidaram de “lek dos palitos”, você sabe como eu sou palhaço, não levei na maldade. Esses dias atrás me recordei quando íamos na senhora Chal Ming comer um delicioso rolinho primavera, aqui só tem hambúrguer. Tenho certeza que deve estar se perguntando o que é hambúrguer, é um pedaço de pão com carne dentro e alguns temperos podemos dizer, é exatamente uma comida gordurosa e realmente? Eu gostei demais, a velha da minha mãe disse que era só pra comer coisas saudáveis, ninguém merece. Se eu pudesse te traria pra cá para zoarmos esses americanos e aprontar um pouco. Não vejo a hora de voltar pra casa e voltar como era antes, a vida daqui é corrida. Outra coisa que posso dizer, aqui em Texas é muito quente e se você fizer grandes furtos poderá até ir para uma prisão localizada no meio do deserto dessa região é menos rígido, mas não vou correr este risco. Acho que vou finalizando por aqui, mande um beijo pra minha velha e falou meu parça, até a próxima e quem saiba eu não crie vergonha na cara e arranje um emprego para comprar um celular, já que aqui tudo é moderno.

    Abraços,

    Liang Ho

    Nome: Karina Lavorato nº17 2ºB

    ResponderExcluir
  55. New York, 24 de Novembro de 2011

    Querida Ling;

    Oi Minha vida; como a senhora está ? Eu estou bem, mas morrendo de saudade, cheguei nesta cidade de Nova Iorque já irá fazer 2 meses, estou me esforçando bastante em meu novo emprego, ah não contei, estou trabalhando como cozinheira em um restaurante de uma moça que conheci no avião, ela está me ajudando muito, tanto com o trabalho como na questão moradia, moramos eu, ela e a dona Amy que é mãe dela.
    Ainda está sendo difícil entender essa língua, nossa como é estranho. O namorado de outra colega minha está me ensinando o básico. Não vejo a hora de voltar para casa e comer sua comida vó, aquele yakisoba com brócolis, acelga e champignon que só a senhora sabe fazer, quero saber as notícias, por favor, responda está carta.
    Espero voltar logo; ficar longe da senhora está sendo muito difícil.

    华月之
    Hua Tsuki

    Nome: Daniele Capitelli Nº09 3B

    ResponderExcluir
  56. Orlando, 17 Novembro de 2011

    Minha querida Amiga, Li Ming

    Amiga, tenho tanta coisa para te falar, através desta espero conseguir contar desta minha maluca viagem.
    Como já sabem vim a trabalho, estou a morar em Orlando na Florida. Aqui é uma loucura onde se vê pessoas de todas as raças. Aqui existem diversos parques com varias atrações com isso tendo uma grande movimentação de turista. É uma cidade bem agitada e divertida por um lado. A comida é bastante diferente daí, ainda estou a me acostumar, tudo aqui é muito exagero e gordurosa conhecida como FAST FOOD, (comida rápida, pronta). Além do café como se fosse o nosso chá, não só a comida se diferencia a religião, as musicas (bem agitadas por sinal rsrs.), a moda a cultura em si são muito extensas e diferentes de tudo que eu imaginei.
    O clima nossa, terrível, é bem subtropical quente e úmido ao contrario daí que é bem seco. Já iam me esquecendo os tipos de língua utilizados aqui o inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. O inglês é o mais falado assim como o mandarim ai.
    Não posso negar que tem bastantes gatinhos aqui rsrs. E como este ai em Pequim? Estou morrendo de saudades, quando puder venha aqui me visitar essa cidade linda cheias de atrações, conhecer essa cultura linda, e bem diferente!


    Abraços e Beijinhos Yang!


    Mayara Cristina Nº28 2ºB

    ResponderExcluir
  57. Texas, 24 de novembro de 2011.
    Shang Hu,
    Oi irmã, como você está? Sinto tanto a sua falta, queria te dar um abraço bem apertado. Tem cuidado das coisas por aí? Do jeitinho que eu pedi? Quando eu voltar irei conferir tudo em? (risos). Bom, deixe-me começar a dizer como está sendo a minha experiência por aqui... Os Estados Unidos é um país lindo! Nunca vi tanta diversidade de gente, tem pessoa branca, negra, do cabelo branco, do cabelo enrolado, dos olhos claros, gorda, magra ao extremo, tem roqueiro, regueiro... Não é igual ao nosso país (não mesmo! Risos). Aqui as coisas são completamente diferentes daí, olha aonde eu vim parar? Vim aqui tentar me introduzir afundo na sociedade. O meu trabalho aqui é fazer pesquisas nos estados americanos (eu e mais um monte de estrangeiros), ou seja, eu vou conhecer uma grande parte dos EUA. Nunca gostei tanto de um trabalho, confesso. Mas é claro que por trás de um chinês em uma boa metamorfose americana, é necessário ter uma ajudinha, um empurrãozinho de uma americana de raiz! Fiz uma grande amiga aqui, o nome dela é Érica. Ela está me ajudando na minha nova vida de americano postiço. Sabia que aqui eles comem com talheres ditos cujos chamados: Garfo, faca e colher. Eles os usam em todas as refeições, aí a gente só usa quando é necessário, nas demais a gente manda vê com o hashi. A Érica me ensinou a comer, é super fácil! Tirei de letra. Mas agora, quando eu fui ensina-la a comer com o hashi... Que desastre! A gente deu muita risada, ela não conseguia, ela ficou tentando pelo menos umas três horas. Eu cheguei até a filmar, te mando o vídeo pelo e-mail. Tenho certeza que você vai rir bastante (risos), a Érica é muito fofa! Tem sido uma grande amiga, quero um dia poder apresenta-la para você (em breve, eu espero). Aqui está chegando o Natal, é uma época onde as cidades ficam lindamente enfeitadas; Crianças escrevem cartas para São Nicolau (Vulgo papai Noel) para pedirem presentes; Na madrugada do dia vinte e quatro para vinte e cinco de dezembro, eles fazem uma ceia; Em suas casas eles montam árvores com bastante enfeites e para finalizar com chave de ouro quando dá 00:00 é uma chuva de fogos. A noite vira dia, de tão iluminado que fica o céu! Não sei se você ficou empolgada ao ler, mas eu somente pelo fato de escrever, fico louco para está data chegar! Cada semana eu vou para um estado. Semana que vem eu vou para Ohio, te mando fotos de lá! Em todos os estados que vou trabalhar, compro algo para poder levar para você, até que você saiu lucrando nesse meu emprego, não acha? (Risos) Minha querida! Vou dormir, se pudesse lhe escreveria um pergaminho de tudo que acontece por aqui. Sempre estarei te mandando cartas, te atualizando dos lugares que conheci... Sinto sua falta!

    Beijos e abraços do seu irmão Lio Hu.

    Michelle Evaristo Nº32 2ºB

    ResponderExcluir
  58. California, 24 de novembro de 2011

    Querida esposa Meiying Xiu Xiaoli Lien,

    Escrevo esta carta para dizer-lhe que estou com muita saudade de voce, do Jing-Quo e do Kong Lii, da mãe e do pai. Como estão todos por ai? Estão bem? Fico um pouco preocupado em viajar para tão longe e deixá-los ai, mas fazer o que, é para trabalho!
    Olha Meiying as coisas estão difíceis por aqui, não estou passando por nenhuma dificuldade, porém esse povo da Califórnia é meio estranho, eles comem com faca, será que eles não sabem que é selvagem? Bom, ainda bem que tem um restaurante pequeno Chinês aqui bem perto da minha moradia, não é muito gostoso o Arroz, o peixe, as carnes vermelhas, e os legumes, só não me conformo que não tem broto de bambu. Mas ta valendo.
    Esses americanos comem uma espécie de refeição chamada sanduíche, que se coloca uma carne frita e alface e dependendo do tipo outras coisas, é bem gorduroso, esse povo não sabe o que é bom.
    Preciso contar das musicas que eles ouvem, é um cumulo, cheio de palavrões e sacanagem, há poucos orientais aqui, deve ser por esses motivos que não frequentamos aqui. Outra coisa, eles não acreditam em Buda, como pode? Um Deus tão poderoso, é religião não se discute.
    Bom, faltam apenas três meses para eu voltar para meus costumes ai no meu país, morar aqui é loucura, mas até la eu me acostumo um pouco mais, afinal, estou aqui para trabalhar e não me adaptar.

    Um abraço em cada um ai de casa! Beijos 爱你

    Ho Liang Lei Xiaoli Lien

    - Aluna: Stephanie Damasceno nº 32 série 2ºA

    ResponderExcluir
  59. Texas-EUA 24 de Julho de 2011

    Querida Xiaoli, minha bela e pequena irmã,

    Tenho tanta saudade de todos, mamãe e papai fazem muita falta sabe, antes eu tinha a eles para recorrer a tudo, agora nesse lugar todo diferente de onde vivemos, eu tenho que arcar com todos os meus problemas e olha que são muitos, é bem difícil viver em lugar onde nossos costumes não são valorizados. Mas não se preocupe, por aqui está tudo bem, arrumei um emprego em um restaurante chinês e lá eu me sinto em casa, os donos são de Pequim e me acolheram muito bem por eu ser da China como eles. Ah, fiz alguns amigos por aqui e não me sinto mais tão sozinho como antes, mas preciso te contar um fato que ocorreu na semana passada: esses meus novos amigos tiveram uma idéia para eu ir me adaptando melhor por aqui, me levaram a uma danceteria onde se toca musica local do Texas e creio que quando cheguei ao lugar me assustei um pouco, a música, o jeito de dançar, de se vestir, o comportamento das pessoas, tudo isso me assustou. Lembrei-me de como nos divertíamos em Hong Kong e não era nada parecido com aquilo. São tantos movimentos e formas de dançar, uma música divertida chamada ‘’country’’, um ambiente descontraído, de certa forma este lugar me fez lembrar da China e de meus momentos de descontração em minha cidade natal. Mas enfim, mesmo eu achando tudo muito estranho, meus amigos me fizeram ficar a vontade e no final acabei entrando no ritmo também Xiaoli. Aos poucos vou conseguindo me acostumar por aqui, e em breve estarei de férias e indo visitar mamãe, papai e você minha princesinha, diga a eles que estou com muita saudade e diga à mamãe que não preciso usar casaco, já que aqui é muito quente.

    Um grande beijo,

    Jing-Quo


    Nome: Jéssica Rangel nº20
    Série: 3A

    ResponderExcluir
  60. Nova Iorque, 22 de novembro de 2011.

    Querida Meiying,

    Nín hǎo, tudo bem? Estou com muita saudade, sinto muito sua falta em todos os momentos do dia, nunca havia imaginado que estar sem você ia ser tão difícil e traumatizante.
    Como você mesma sabe estou aqui a aproximadamente 2 semanas e vou lhe contar algumas péssimas experiências que obtive, pesso por favor que me mande umas dicas de sobrevivência, pois, estou com uma leve sensação que se eu ficar aqui por mais uns meses sem saber dos costumes e hábitos desse povo,vou enlouquecer. Não pense que estou exagerando é a mais pura verdade, até o horário é diferente.
    As pessoas daqui são esquisitas, passei em frente um cemitério onde estava ocorrendo um velório, e todos estavam de roupas escuras, gosado né? Para almoçar, eles usam talheres de metal pontiagudos e muito afiados, tentei usá-los para adequar-me aos costumes dos americanos, mas, furei minha boca, fiz um escândalo no restaurante em que estava e exigi um k'uai-tzu e acredita que eles não tinham!
    Os americanos comem sempre hamburguer com coca-cola, provei e não gostei, mas como não há insetos para vender, vou me contentar com esse tal fast-food. Fui a uma festa e me surpreendi com a música, é muito estranha, eles dançam como loucos sem ter vergonha alguma.
    Enfim, mande lembranças para minha família, estou com saudades de todos, especialmente de ma- ma e ba-ba. Me mantenham informados sobre o que ocorre ai, ano que vem irei passar minhas férias com você.


    Beijos,

    Liang Yong



    Nome: Jéssica da Silva Farias
    n° 19 Série: 3ºA

    ResponderExcluir
  61. Tennessee, 23 de novembro de 2011
    Querida Xiang
    Amiga que saudade! você esta bem? Como esta tudo por ai? Queria te avisar que faz mais ou menos umas 3 semana que cheguei aqui nessa cidadezinha. Ela é bem calma, pacata até demais, mas aqui foi o lugar que melhor fui acolhida. Já passei por tantos lugares conheci tantas coisas.
    O problema desse lugar é que eles são todos metidos, e não gostam dos estrangeiros,mas eu vim para me divertir e não estou nem ligando. Como que queria que você estivesse aqui, para tirar fotos conhecer esse lugar tão diferente do nosso. Amiga eu andei a cavalo, comi coisas que jamais pensei que ia comer, fui em uma bala que meu senhor, a melhor balada do mundo.
    Apessar de estar tão bem aqui, sinto saudade das coisas dai, a comida da mamãe, as nossas brincadeiras, os preços baixos hahaha, até das pessoas que não gostam de mim. Mas enfim semana que vem vou para California e depois para Orlando, lembra que era o nosso sonho ir para disney, pois é só falta você aqui.
    Queria que você mandasse beijos para mamãe e papai, pro Mei Ling e para todos da minha casa.Para você mando beijos, abraços e logo logo os presentes, penso que ia esquecer de você né.
    Beijos e abraços, mas como dissemos ai 擁抱和親吻 da sua eterna amiga Xia He


    Nome: Mayara Soares Goveia n°29 Serie: 2°B

    ResponderExcluir
  62. 335 Main Street
    New York NY 92926

    Vocative: Beying 12 Jingyian Street - China


    Á Abdelhak 阿卜德拉克

    Olá meu querido irmão estou com tanta saudades, nunca ficamos tanto tempo separados é dois meses já eu não aguento mais ficar longe de você.O meu trabalho aqui está quase terminando, nós já fizemos todas as apresentações a condição de supercomputador mais rápido do mundo (China), no entanto, precisa-se ser confirmada por fontes norte-americanas e até isso acontecer vai demorar mais um pouquinho. E enquanto isso vou conhecendo esse lugar tão encantador e ao mesmo tempo tão assustador. As pessoas daqui são muito diferentes não são tecnológicas,os produtos são bem mais caros, a comida??? eca!!! Eles comem bacon de manhã!!! Olha preconceito eu tenho ainda por eu ser muito magra as pessoas dão muitas risadas de mim. AHH já ia me esquecendo você me perguntou como são as garotas daqui, olha meu irmão um conselho de irmã NUNCA namore meninas daqui elas usam roupas tão apertadas que parece que as roupas vão se estourar no corpo, e como no nosso País uma das melhores qualidades em uma mulher é o pé, pois é os pés dessas garotas parecem pés de monstros de tão grandes que são rs . Tenho certeza que você iria rezar a lenda que a mamãe: "que tiras de pano eram amarradas nos pés (tão fortes que chegavam a dobrar os dedos) e depois, colocavam os pés em sapatos muito pequenos que moldariam no formato ideal de beleza". Estou com tantas saudades das comidas que fazíamos juntos nossos ingredientes exóticos nos chás como ervas variadas,dos nossos espetinhos de cobras e lagartos. Então como andas as coisas por aí?? esta dando comida direitinho para o nosso Iong que saudades daquele grilinho!! E você esta dando as aulas direitinhos de Tai Qi sem mim? Bom irmãozinho quero logo a minha carata de volta em quero saber de todas novidades por aí!
    Beijos da sua irmã que te ama muito Yen Mei 顏梅

    Nome: Thalita Souza Alves Nº33 3B

    ResponderExcluir
  63. Nova York, 23 de novembro de 2011.

    Querida Yumisashi,

    Gostaria de saber como você está? Se você esta bem?! E com a nossa filha Kaori, estou morrendo de saudades de vocês duas, até porque meu bem vocês são tudo para mim. Entretando estou escrevendo esta carta contar um pouco da minha experiência que estou tendo aqui em Nova York, amor aqui é surpreendente, divino, não sei bem como lhe explicar, as pessoas daqui parecem ser competitivas em relação a tudo, os costumes para mim são interessantes, nossa semana passada jantei em um restaurante com o Jackie chan e ele me apresentou um prato que é uma delicía o nome era subuto .Estou em um apartamento aqui perto do curso de fotografia aonde faço, aqui existem lugares bastantes diferenciados, vou lhe mostras a minhas imagens assim quando chegar, ah meu amor em falar em imagens agora me dei conta de lhe contar quantos lugares visitei para fotografar ,aqui em new York mais o lugar mais esperado é o Brooklin um bairro aonde as pessoas são humildes e que me chama bastante atenção, acredita que algumas pessoas desconhecidas me pararam e pediram para que eu fotografassem elas(eles)? Pois é ,acho que devem ter visto que eu estava empolgado demais. Bom gostaria que você mandasse um abraço para o restante da família diga também que estou com saudades da comidinha da mamãe e com os puxões de orelha do papai,e que eu não esqueci deles, comprei um presente especialmente daqui de New York para cada um de vocês, espero que gostem .Alias estou tendo o privilégio e a oportunidade de fotografar artistas, uma experiência nova porém diferente da que sou acostumado. Aqui a paisagem é bela tem um aspecto diferenciado dos que já vi .Uma coisa importante também que gostaria de lhe contar é que fui muito bem recebido aqui, as pessoas me aceitaram da forma que eu sou, do modo em que eu me visto e além disso se surpreenderam com as minhas fotos ,incrível não é mesmo?, Estou vendo que me dei bem mas não vejo a hora de ver vocês novamente para matar as saudades.Por enquanto é so isto mesmo de novidade que tenho.

    Um enorme beijo pra você a para a kaori e aguardo ansiosamente pela sua ligação se cuidem e sempre estarei com vocês em pensamento.
    Eu amo vocês e um grande abraço,

    Daiki.

    Beatriz Oliveira nº 05 2ºC

    ResponderExcluir
  64. Flórida, 24 de novembro de 2011.

    Oláa prima Nawumi,

    Tudo bem com você? eu espero que sim pois estou com muitas saudades de você, aqui na Flórida tudo é muito lindo, logo que cheguei aqui no sabado de manhã fui visitar a praia de Fort Lauderdale- Flórida , e me deparei com diversos tipos de pessoas de outras tribos , atletas, magras gordinhas pessoas de todas as idades, cores e nacionalidades, sabe prima eu confesso que estou amando tudo isso, os casamentos são na praia mesmo ao ar livre, as calças são estremamente limpas, é muito bom conviver com gente educada , Nawumi se for possível quero visitar diversas atrações turísticas tambem, todas as opções de menu dos restaurantes são maravilhosas e o ambiente é delicioso, e não vou perder a oportunidade de vistar a Disney, mais eu queria mesmo estar ai perto da minha familia mais agora no momento não posso, prometo que levarei presentes, eu queria muito que você estivesse aqui pra gente sair.
    Aos poucos estou me adaptando, mais não é dificil se adaptar em um lugar maravilhoso como aqui na Flórida, a sem contar os rapazes daqui são muito gentis e o melhor bonitos, você precisa vir me visitar, preciso levar você para conheçer tudo, os melhores resurantes, praias. Mais me conta como anda as coisas por ai? meus pais? quando for lá em casa diga a eles que estou com muitas saudades e como esta a minha irmã Yaiza ? não consegui entrar em contato com ninguêm, mais logo, logo estarei indo visitar todos vocês, fico por aqui aguardando sua resposta.

    Beijos com carinho,

    Yuling

    Nome: Gabriela Pereira n°6 série 2°B

    ResponderExcluir
  65. New Jersey, 24 de novembro de 2011
    Olá querida Ling Yuk.
    Como estão as coisas por ai? Fazem dois dias que cheguei ao desconhecido...estou adorando este país, mas estou estranhado alguns costumes bem diferentes hihihi. Assim que cheguei aqui não estava me sentindo muito bem, daí resolvi ir até o mercado comprar uma Ban Xia pra fazer um chazinho, não consegui achar acredita? Tive que passar em um posto de atendimento.
    Daí eu resolvi come meu prato favorito espetinho de gafanhoto hihi, cheguei na lanchonete perguntarão se eu estava louca hihi. Muito estranho Ne.? Outra coisa muito feio hihihihihi, os pés das moças aqui são muitoo grandes hihihihi, acho que não vou conseguir achar o sapato que você me pediu (não vai ter o seu numero, aqui geralmente é de criança hihihihi). Mas estou adorando conhecer novas culturas. Assim que eu for a estatua da liberdade tiro foto e te mando...

    Vou ficando por aqui grande abraço e um beijo.

    Xiaoli Mei

    Angelica Ramos Mesquita, 04, 3A

    ResponderExcluir
  66. À
    Mãe At Kaoris Sawhi
    Oi como que você tem passado? Estou com muita saudade de você Querida Mãe. Estou enviando esta carta para a senhora pra dizer que a minha imigração para os E.U.A foi ótima, mais o pessoal que mora aqui é muito estranho...Eles fazem desenhos coloridos na maioria dos muros das cidade como se demarcassem uma área para que outros grupos não cheguem perto de sua área.
    Em relação a comida eu posso dizer que não é ruim não, mais eu prefiro a sua que é a melhor do mundo.A maioria das pessoas aqui são obesas, acho eu que é por conta da comida que é muito gordurosa.
    Eu consegui arranjar um bom emprego nestes 2 meses que estou aqui.Trabalho em uma loja de artigos chineses e encontrei varias cópias mal feitas de nossos objetos, e encontrei até um daqueles relógios que você me deu quando eu era pequeno.Tudo por aqui é estranho, as roupas deles são estranhas pois, pode ta calor como for que alguns deles não tiram uma roupa chamada de terno.Apesar dessas coisas estranhas por aqui a tecnologia e a hospitalidade é ótima sem falar nos produtos que contem bons preços.Todo dia eu rezo e peço que vocês da minha família tenham saúde e paz e que possam vir para o meu lado daqui uns dias.
    Bom Aguardo vocês para conhecer minha nova casa tá!
    Tchau e sua bênção minha mãe!
    At Kamuro Sawhi

    Nome:Kauê Ivanildo Da Silva Nº17 Série:2ªA

    ResponderExcluir
  67. Beverly Hills, 23 de novembro de 2011.

    Querida Hayami,

    Gostaria de saber se as coisas estão ocorrendo tudo bem por aí? , Irmã por enquanto aqui está do jeito como tinha previsto, estou aqui em um apartamento cinco estrelas bem logo no centro, nossa não me canso de conheçer pessoas novas além de seus estilos. Estou tentando me adaptar aos novos hábitos que estou tento, em ralação a comida típica deles, que é uma enorme diferença. Bom aqui no meu trabalho de moda que eu consegui graças a você, estou tendo um novo conhecimento ou melhor um conhecimento profundo de modo como eles se vestem super diferenciado do meu, são tantas variedades que eu até mesmo na maioria das vezes fico perdido em relação as novidades que surgem. Estou podendo me apropiar em fazer realmente algo que eu admiro,e assim espero cada dia conheçer mais e mais, eles me aceitaram muito bem, alguns me olharam estranho, mas depois de um certo tempo se acostumaram comigo, assim como me acostumei com eles. Irmã gostaria carinhosamente que você mandasse um beijo e um abraço apertado para o papai e a mamãe e diga a eles também que estou com saudades dos dois, que vocês fazem falta,mas estou aqui para correr atrás dos meus objetivos e assim espero alcança-los,esses dias me deu uma saudade enorme de comer o Hunan,o nosso prato preferido feito especialmente pela mamãe. Precisamos nos manter em contato sempre,tenho muitas novidade para lhe contar,e um presente para lhe dar,claro com muito estilo e bom gosto,não duvido que irá gostar,comprei também para os meus heróis,ah também conheci pessoas novas,elegantes e finas do mesmo jeito que o meu,tirei fotos provavelmente hoje se não estiver cheio de trabalho para realizar,lhe mando as minhas recordações pelo facebook, mas que jamais irei esquecer. Me enfatizei aonde estou morando atualmente e espero que vocês três venham me visitar,querida queria agradecer por esta nova experiência,me aproximei de algumas pessoas,assim também como os costumes daqui,estou gostando,mais não largo aí de jeito nenhum,sempre darei um jeito de estar mandando cartas e-mails para lhe contar as novidades que venho presenciado.

    Um beijo para você e para todos e que eu estou aguardando uma resposta de vocês ,necessito saber como vocês estão.
    Eu amo vocês e um grande e apertado abraço,

    Yasuhiko.


    Gabriela Oliveira S. nº15 3ºB

    ResponderExcluir
  68. Miami, 24 de Novembro de 2011

    Ao meu querido pai,

    Olá pai, como estão as coisas por ai? Espero que esteja tudo bem, pois aqui é um lugar incrível, uma certa liberalidade latina no ar, costumes bem diferentes do que predomina em nosso país, motorista que eu juro que só pode ser chinês, ritmos caribenhos nas rádios e gente falando espanhol à minha volta, onde quer que eu vá.
    Amanhã irei conhecer Miami Beach, dizem que é a melhor parte da cidade, onde se encontram os hotéis luxuosos, condomínios de luxo e um comércio muito diversificado. Também conhecerei Art Deco , uma das principais atrações da cidade. Com toda essa beleza que é Miami, aqui o difícil e enxergar o mar, é preciso espiar entre as frestas dos prédios ou casas, ou então estacionar num parquímetro (sempre presentes onde quer que se vá), encontrar um walkway (passagem que de acesso a areia) entre dois prédios, e ai sim, ter acesso a praia. Pode ser bom para quem esta hospedado ou mora num desses hotéis frente ao mar, e que atravessa a porta e sai direto na areia, mas pra visitantes ou turistas como eu , que só estão de passagem , e querem apenas passear e apreciar o litoral, e uma sensação frustrante.
    A comida aqui é diferente e uma delícia, os doces, os sanduíches... Mas nada se compara ao yakisoba que a vó Shing Fanta faz nos almoços de domingo em família.
    Mas Pai, às vezes eu me pergunto, será que alguém daqui nunca viu em outros lugares como fica bonita uma cidade, e como valoriza sua vista, ter uma avenida em frente ao mar com os prédios situados do outro lado da avenida? Como aqueles de nossa viagem para o Rio de Janeiro no Brasil ou até mesmo em Fortaleza. Mas, tirando esse problema, é uma cidade linda e muito boa para morar.
    Um beijão para você e toda família,, e em breve estarei de volta...

    Xinobo Ji Sung

    Jessé Clemente da Silveira – n.o 35 – 2.o D

    ResponderExcluir
  69. Colorado City – Arizona, dia 24 de novembro de 2011.

    Lin Yao
    Mamãe querida.
    Estou morrendo de saudades de você, aqui o meu emprego e meu salario são muito melhores, as condições de vida também são totalmente diferentes, enquanto eu estava ai achava essa realidade normal, mas agora posso perceber que o nosso povo é constantemente explorado pelos donos das fabricas nas quais trabalhamos. Agora estou guardando algum dinheiro para buscar todos vocês assim que surgir oportunidade. Essa cidade que estou morando agora é totalmente diferente de Tianjin, aqui o clima é parecido com o do deserto tem umas plantas estranhas que parecem verdadeiras armas elas são bonitas porém cobertas de espinhos que espetam a gente se tocar em uma delas, além disso nesse estado ha uma porção de animais e pessoas que usam uns chapéus estranho, camisa xadrez e umas botas longas que parecem imobilizar as pernas por completo, alguns também usam nas botas uma ferramenta estranha de metal denominada espora que os tornam parecidos com verdadeiro galináceos, chegam a ser cômicos. Já na alimentação, estou com saudades do seu Song Shu Gui Yu porque a comida aqui é horrivél, totalmente diferente da nossa, o pessoal não se alimenta direito comem um monte de porcaria você precisa ver é cada alimento nogento, gorduroso e em umas porções gigantescas que são até de se imaginar como um ser humano consegue comer tudo aquilo e você não sabe do pior nem chá eles tomam preferem um tal de refrigerante para se ter ideia o negocio é tão ruim que tem até gás dentro. Assim que puder me mande outra carta contando como está tudo por ai. Mande lembranças para minha amiga Ming.

    Fica bem, se cuida e manda noticias do pessoal 再见 zàijiàn

    Do seu querido filho Shen Nung.


    Nome: Leticia Monica Coimbra Gaziola
    Número: 26 Série:3oA.

    ResponderExcluir
  70. Brooklyn - New York, dia 25 de novembro de 2011.

    querida Lěi jí nà.

    Oi mãe, gostaria de saber como você esta ? queria ouvir o doce som da sua voz,gritando pra mim ir pra escola ou pedindo pra mim lavar o quintal.
    Você não vai acreditar em como são as coisas por aqui a cultura daqui é muito diferente,arrumei um emprego estou ganhando razoavelmente bem em relação ao que ganhava ai em Xangai,estou morando no Brooklyn tirando os assaltos é uma região boa pra se morar,não aguento mais as minhas vizinhas ouvirem Justin Bieber no ultimo volume do rádio,se acredita que ele faz sucesso aqui ?
    Assim que eu acabar o meu intercâmbio, compro sua passagem pra vim morar aqui comigo,você vai gostar daqui,é tudo tão diferente que você fica abismado com a quantidade de coisas estranhas que encontramos por aqui.
    Só estou mandando essa carta pra dizer que eu estou morrendo de saudades da senhora e do Yóu ān, espero que estegem cuidando do meu cachorro e tenham alimentado a minha jibóia.
    Espero que lembrem ainda que eu amo muito vocês e sinto falta.Agora tenho que ir se não me atraso pra entrar no serviço. Mande abraços e beijos pra todos ai e diz que daqui uns meses vou ir ai rever vocês e trazer a senhora comigo mãe.

    Que o Mestre Buda possa abençoar vocês,se cuidem e me mandem noticias.

    Do seu amado filho Jí ěr méi.

    Nome: Guilherme Limeira
    Número: 18 Série:3°B.

    ResponderExcluir
  71. Nova York, 25 de novembro de 2011

    Querida mamãe,
    Tudo bem?

    Estou te escrevendo essa carta para te contar como está sendo a minha chegada aqui na América. As pessoas aqui são um pouco grossas e mal educadas, acho que deve ser pelo estress da cidade e da correria.
    A comida é diferente e gordurosa, mas tem restaurantes chineses, e você nem vai imaginar, tem um lugarzinho aqui chamado China Town é bem parecido com o nosso país, e o mais estranho daqui é que é uma mistura de culturas e tem um pouco de cada coisa estrangeira na cidade.
    Mamãe, as festas aqui me deixam com medo. É muito barulho, tem bebidas alcoólicas em excesso e as mulheres não se dão ao devido respeito que merecem. Só de pensar que no nosso país, a música é calma, nos sentávamos à mesa tomando chá e conversando.
    E o papai como esta? Mande noticias, e estou com muitas saudades.

    Abraços e beijos, Chun li.


    VICTÓRIA B. P. TAVARES – Nº13 – 2ºD

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Broklyn city, 25 de dezembro de 2011

    Queridos Papai e Mãmae,

    Quanto tempo né? Hoje conheci a escola daqui, e olha eles usam cadeiras na hora das refeições,sabe os alunos tem uma maneira estranha de se comunicar com gestos e simbolos muito estranhos. Háa! E por favor me envie urgente hashis, estes negocios com dentes que eles usam ja me machucaram varias vezes, não consigo me adaptar a falta de moralidade deles,acredita que no calor eles andam nús?? As mulheres nem vestem suas roupas para andar a beira mar...Mas mãmae e papai não se preocupem estou bem e espero voltar logo para encontrar com vocês e nadiSam , ps.: não deixa minha irmã mexer em minhas coisas, são pessoais e ela pode se arrepender.Arranco os bracinhos dela com as novas técnicas de luta que aprendi por aqui!
    Breve darei noticias novamente! Saudades.

    Um abraço,

    Nikofukugauashinok san

    Maxwell Candido da Silva, nº23 2ºD

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Washington, 25 de novembro de 2011

    Querida Irmã
    Como tem passado? A saudade é enorme, não vejo a hora de está com você e a mamãe. Bom aqui em Washington é tudo muito lindo, já fui visitar o National Zoo's, as terras maravilhosas do National Cathedral,as belas histórias do National Museum of Natural History's, entre muitos outros que ainda pretendo ir. O difícil mesmo está sendo a comunicação, pois muitos não falam a nossa língua mais estou me virando bem. Arrumei um emprego,e estou saindo muito com meus novos amigos. As comidas aqui são muito carregadas, cheias de gorduras, são totalmente diferente da nossa cultura, mas tem vários lugares que vendem a nossa comida, mas nunca se compara com a verdadeira comida que nós fazemos. Estou tentando entrar em uma faculdade, semana que vem sai a lista, e quando receber a noticia eu aviso a você e a mamãe pode deixar. Bom não aguento mais de tantas saudades de todos da nossa família, da vovó, das nossas primas, do pequeno Akihiro de um beijão nele por mim. É isso minha irmã, mande beijos para todos e diga que está tudo bem por aqui.

    Espero respostas, Abraço e um grande Beijo.
    Naomi.

    Nome:Edynara Feitoza Silva Nº:16 Série: 2ºC

    ResponderExcluir
  78. Washington, 24 de novembro de 2011


    Abbas, Frans e Roque,

    A saudade esta batendo forte! Estou escrevendo para mandar noticias, para conta como esta sendo morar na America, está sendo difícil de me adaptar, porque vejo que os costumes deles são muitos diferentes dos nossos. Semana que vem, começo uma aula de inglês pra me aperfeiçoa melhor, ta sendo um caos de se comunicar, por aqui. Já visitei vários lugares, como o museu “American of Natural History”. Este museu e muito legal, conta muito bem a historia do país, suas descobertas e origens. Ainda estou colocando minhas coisas em ordem, por isso que não visitei muitos lugares ainda, apenas esse, mais tenho muito tempo para isso.
    Mesmo, não tendo muito tempo que estou aqui, já sinto saudades e a falta de todos, e como tinha prometido, que logo que chegasse iria escrever, para vocês, assim que possível escrevo novamente pra mandar lembranças a minha querida família, e espero que não demorem em me visitar.

    Beijos Família!

    Riley Acero

    Nome: Raira Keliny Ventura Cardoso n°:35 Série: 3°A

    ResponderExcluir
  79. Boston, 25 de novembro de 2011.
    Querida família,
    Como vocês estão? Estou com muitas saudades de vocês. Fui bem aceito aqui na America, os americanos são pessoas com muitos problemas, mas estou me adaptando a esse grande metrópole.
    Conheci um grupo de americanos e brasileiros com o mesmo gosto e conversei bastante com eles e eles me convidaram a ir num jogo de basquete aqui na cidade, um time chamado Boston Celtics. Espero que seja muito bom esse jogo porque eles falaram que eu ia gostar muito deles jogando.
    A cidade é maravilhosa com muitos prédios grandes e um lugar muito agradável, pena que tenha uma grande movimentação de carros que aonde vou, eu encontro um McDonald’s. Estou trabalhando no Boston Logan International Airport, muito movimentado, todo dia vejo pessoas e pessoas passando como se fosse o aeroporto daí.
    Espero que todos estejam em casa pra ver esta minha carta,
    Beijos
    Lucas Pifer Moraes

    Nome: Lucas Pifer Moraes nº26 3ºB

    ResponderExcluir
  80. Miami, 27 de Agosto de 2011.

    Família, que saudade!

    Eu estou muito bem por aqui, o lugar é lindo, pessoas super simpáticas, já aprendi várias coisas. Mas uma coisa que eu não ainda não entendi, é por que a maioria das pessoas tem um gibi desenhado na pele! E tanto as moças quanto os rapazes andam quase pelados, é um pouco estranho, mas fazer o que né?!
    Me falaram que no natal, aqui fica lindo, cheio de luzes, uma mesa farta de comida, enfim, assim que der, eu mando as fotos pro e-mail da Tai An Xing.

    Espero notícias em breve, um beijo.
    Chun Chong Li.

    ________________________________________________


    Luana T. Gatti, Nº20 2ºA

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Indiana, 25 de Novembro de 2011.

    Querida família,

    Como estão? A saudade está me torturando, mas uma coisa posso dizer estou passando os melhores dias da minha vida neste lugar, apenas algo que não estou gostando aqui é o tipo de comida, é uma coisa muito industrial, tem lata até para comer peixe, mas também só isso que me deixou um pouco desacostumado.
    Realizei o meu sonho de infância fui em Indianápolis assistir uma corrida de Fórmula Indy, fiquei muito emocionado ao ver aqueles carros passando a quase 400 Km por hora, fiquei muito louco e feliz.
    Bem é isso que tenho para contar por enquanto, logo mais mando outra carta contando minha situação neste maravilho país.
    Abraços e Beijos,
    Hao Zhiyi.

    Vinícius Garcia da Silva n°37 2°A

    ResponderExcluir
  83. Las Vegas, 25 de Novembro de 2011.

    Querida família

    Como vocês estão? Estou com saudades, aqui em Vegas como dizem é a cidade do pecado já visitei muitos cassinos com amigos amigos que acabei conhecendo no intercâmbio e adorei muito e por incrivel que pareça, acabei ganhando uma partida de 21 no Cassino Royale, com esse dinheiro fui assistir uma nova modalidade de luta que é o UFC é uma mistura de todos os tipos de artes marciais vocês iriam adorar é muito legal e emocionante.Sem falar que eles só comem lanches no Mc'Donalds e bebem Coca-Cola, são comidas típicas deste país, sem falar que eles não usam fachi, estou com uma certa dificuldade mas logo se acostumo, estou adorando este país. Espero resposta para esta carta.
    Abraços e Beijos,
    Li Ming.

    Mauro Tadeu da Silva n°24 2°A

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Nova York, 25 de novembro de 2011
    Querida mãe,
    Depois de 24 horas de viajem, cheguei bem, estou morando com o meu amigo Paul no apartamento dele, prometo que no natal irei visitá-la, e levarei um presente especial para você. Mãe, a cidade é maravilhosa, ontem, eu e o Paul, fomos visitar a família dele, no subúrbio, e depois fomos ao Central Park.
    Depois de conhecer bem a cidade, pude perceber que até que é legal, mas, ainda sinto falta da minha cidade, dos meus amigos, e de você é claro, aqui tudo é diferente a começar com a, que é muito estranha. Prometo que após concluir minha faculdade, retornarei, para ficar de vez, mas, enquanto estou aqui, irei aproveitar o máximo possível.
    Mãe, a América é tudo de bom, as pessoas são gentis, a cidade é linda, e a minha faculdade é maravilhosa, com bons professores e também já pude fazer vários amigos. O engraçado é que eles me chamam de China, mais até eles que não fazem muitas brincadeiras maldosas comigo, acho que esses quatro anos que ficarei aqui serão importantes para mim, pois aprenderei coisas novas, e quando eu retornar, a senhora irá perceber a mudança que sofri, principalmente, no modo de falar, mais eu prometo que, mesmo com esses anos que passarão, jamais irei esquecer da minha amada China, e da senhora, é claro, pois vocês estarão para sempre no meu coração.
    Do seu querido filho Nihal Chang.

    Adriano brito N° 01 3°B

    ResponderExcluir
  86. Nova Iorque, 24 de novembro de 2011

    Queridos Pai e Mãe,gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez.O pessoal desse país é louco,não comem vermes,baratas e escorpiões,só comem comida industrializada e bebem refrigerante.
    Por aqui estou bem, somente a saudade que me incomoda. Mas queria dizer que estou em relacionamento com uma estrangeira que mora por aqui,que por sinal também gosta de comida chinesa.Enfim,só mandei esta carta para contar que esta tudo bem aqui e,daqui a seis meses voltarei com minha nova namorada para a china,já que sinto uma imensa saudade da china,enquanto eu não volto,envie uma dúzia de escorpiões assados e meia dúzia de hachis,pois não agüento mais comer com garfo,faca ou colher.Até mais Pai e Mãe.
    Um forte abraço...



    Ass: Chyng Jyn Pyn Yang






    Caíque Siqueira 2.a n:4

    ResponderExcluir
  87. New York, 03 de janeiro de 2012

    Cara irmã Naty san
    Acabo de chagar em Nova York e me hospedar em um grande hotel fui bem recebido pelos trabalhadores da que,só que eles são estranhos numa correria agitados por todos os lados barulhos e lugares grandes edifícios que só de olhar para cima da dor no pescoço.
    Bom quando cheguei fui logo comer porque estava com muita fome e a viagem foi longa, chegando ao restaurante a 13:00h me ofereceram lanche com sucos e refrigerantes com porções de fritas fiquei totalmente pasmado porque não imaginei que iria comer esse tipo de comida e pior me fizeram experimentar tinha um gosto horrível não gostei tive que procurar um restaurante chinês.
    Mais tarde fui sair para conhecer o lugar e ir contemplar o nosso Buda so que não achei ligar por perto você acredita minha irmã que eles aqui quase não tem hora de adorar o deuses!
    E uma coisa que me impressionou que as pessoas aqui ouvem cada tipo de musica e ainda apor cima em alto volume, e os jovens que saem de noite e só voltam no amanhecer do dia seguinte estou totalmente em outro planeta são culturas totalmente diferentes.
    Estou sentido falta da comida do silencio dos campos da nossa mãe e principalmente de ir ao templo, as minhas musicas clássicas e também de você minha irmã.
    Espero voltar logo para matar essa saudade que esta crescendo cada vez mas em meu peito.Mas tudo isso é necessário para meu conhecimento em outro pais principalmente para o meu futuro empresarial.Mas logo estarei de volta da que quatro meses estarei de volta para nosso maravilhoso pais.
    Um grande beijo e abraço ate mais minha queria irmã.


    jéssica santos nº20 2ºC

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Florida, 30 de abril de 2010.

    À Xiaoli Lin,


    Meu amor, a saudade esta me torturando, a vida aqui é muito difícil ainda mais sem você pra estar ao meu lado e poder enfrentar as dificuldades. Sem sua presença parece que o dia não passa é como se tivesse faltando alguma coisa.
    E a sua vida longe de mim? Certamente também deve estar com saudades. Eu, nas minhas poucas horas vagas, passo o tempo pensando em ti.
    Tirando as dificuldades, por aqui esta tudo bem. O emprego é bom e pelo pouco tempo que estou aqui conheci muitas pessoas. E também não consegui me adaptar a comida, pois é muito diferente.
    Acredito que em breve estaremos novamente juntos. Ou eu volto, ou você vem para cá. Distante é que não é possível ficar por muito tempo. Não esperava que o nosso amor fosse assim como é, tão grande a ponto de mudar os meus planos. Eu te quero muito e não consigo viver sem você. Ser imigrante longe da mulher amada é demais pra mim.
    Só você pode me dar forças, eu quero voltar.

    Te amo muito.

    Kuan-yin Lin.



    MARCELLA B. MARTIRE - Nº22 - 2ºB

    ResponderExcluir
  90. New York, 25 de novembro de 2011.

    Queridos pai e mãe...

    Eai como e que esta as coisas por ai,tudo bem? Estamos morrendo de saudades de casa.
    As coisas por aqui estão ótimas, fomos muito bem acolhidos pelos americanos. As pessoas aqui nunca param por onde você olha tem um aglomerado de pessoas andando sem direção alguma. Fizemos amizade com um americano muito simpático que nos levou para comer algumas comidas típicas do pais, tais como pizza, burritos e tacos. Mas eles tem uma mania muito feia de comer com a mão aqueles lanches deles, a China podia ensinar eles a usarem os hachis. O Bu começou a trabalhar em uma multinacional muito conhecida em todo mundo, e que fazem um serviço que ajuda a todas as pessoas, chama-se McDonalds.
    E tambem fomos batizados com nomes locais daqui o Bu foi chamado de Buck,o Chu foi chamado Chuck, já o Fu vai ter que voltar para casa, logo logo ele já esta ai!
    Abraços e beijos,
    Bu, Chu e Fu.

    Lucas A. da Silva Nº27 3ºA

    ResponderExcluir
  91. Califórnia – E.U.A, 25 de novembro de 2011.

    Senhor Ronaldo Kashimiru

    Estou entrando em contato com o senhor, pois tenho recomendações muito boas ao seu respeito, que é um ótimo técnico, rigoroso e que não liga muito pra estas coisas de concentração e atividades físicas, como eu sou muito decidido sei o que quero gostaria de saber se o senhor aplicaria um teste na posição de meio direita, embora chute só com a esquerda, fico no aguardo ansioso, pois minha mãe sempre sonhou que eu jogasse no Akarakannak Futebol Clube o maior rival do Esporte Clube Kannakaraka.
    Gostaria também de saber as condições do Esporte Clube Kannakaraka, se há centro de treinamento físico, hotel para concentrações e se a praias é perto do alojamento, pois adoro nadar depois dos jogos.
    Estou no aguardo da sua resposta.
    Obs: O clube fornece agasalhos de acordo com a temperatura abaixo de zero?

    Atenciosamente,
    Andrés Shances.

    André Dela Libera
    3°B Nª04

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. New York, 25 de novembro de 2011.

    Querida mãe;

    Como estão todos por ai? Eu estou bem, porém, morrendo de saudades. Cheguei á mais ou menos um mês, está sendo muito difícil me adaptar, pois não sei falar muito bem inglês, mas já estou empregada; trabalho em um restaurante chinês, conheci uma moça muito simpática, o nome dela é Hilary, ela trabalha aqui comigo e dividimos um apartamento no centro de new York, o primo dela está me ajudando com aulas de inglês. Á mãe! como eu queria estar ai, eles são tão diferentes, o jeito com que comem, se vestem, se comportam e a comida; a comida é muito estranha, fast food, é o nome que eles dão para a comida industrializada; tenho tanta saudade de comer o ramen, do jeito que só a senhora sabe fazer. Saí algumas vezes, fui á Broadway, assisti a uma peça de teatro, bem engraçada até, e conheci o local do atentado de 11 de setembro, muito triste. Fim de semana que vem verei a estatua da liberdade, mandarei um postal. Nas próximas cartas enviarei fotos e espero resposta. Quero fotos de todos vocês, da senhora, do papai, da pequena Lien. Bem termino por aqui, espero que em pouco tempo vocês estejam aqui comigo, quero que conheçam meu lar temporário.

    Beijos, amo vocês!

    华媒
    Mei Hua



    Gabrielle Viana Nº 17 3ºB

    ResponderExcluir
  95. New York 25 de novembro de 2011

    Querida Liu Yong

    Oi minha querida avó, como a senhora está? Eu estou indo bem apesar de tudo, mas logo vou me adaptar a esse novo País, por enquanto está sendo tudo novo para mi, pois é bem diferente a comida deles desde o café da manha até o jantar, ainda bem que tem algumas lojas com comidas da china. Mas como tenho que economizar não compro muito.
    Hoje pela manha visitei o local onde ocorreu aquele desastre o Worl Trade Center, foi emocionante vó! As pessoas são muito agradavéis e simpáticas, não todas é claro! mais apesar de eu ser estrangeira estou gostando, parece que aqui é o centro do mundo, de tudo, realmente estou em outro lugar e tenho certeza que vai ser muito bem para os meus estudos.
    Nova Iork tem vários lugares, lojas de todo o tipo, restaurantes, parques de estilos diferentes, mas nada que se compare estar ai com todos vocês!

    Saudades... Beijos de sua neta querida
    Shon Lig.
    Nome:Raysa kemelly N 30 3B.

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. New York,13 de dezembro de 2011.

    À Yang e família.

    Hello, como vai minha bela familia?, espero que Ming tenha parado de ter medo do escuro, todas as noite antes de dormir tenho a estranha impresão de ouvir ela chorar. A saldade e muita, apesar de que so estou aqui a cerca de 2 meses, mas a saudade e maior da boua comida, da quele Song Shu Gui Yu que só a sua avô sabe preparar. Ainda tenho dificuldade de comunicação, acho que você sabe que na teoria o ingles e mais facil. Bem mas essa viajem valeu apena pois quando estava vindo para os EUA do aeroporto de pequim, conheci uma garota de Hong Kong que tambem estava vindo para New York, seu nome e Mei, como seu proprio nome diz ela e linda, ela mora na 2nd ave, e eu estou em um hotel na rua Madison 455, para você ter uma ideia e mais ou menos a distancia do aeroporto de pequim ate a linha de onibus Jingcheng, acho que estou apaixonado!. Bem antes de encerrar essa carta quero te pedir uma coisa, diga para o Ling que ele muito embreve tera a revanche daquela partida de xadrez, (que ele humilhantemente perdeu), entao isso que dizer que logo logo estarei ai em pequim novamente.

    Beijos, goodbye.

    Jing-Quo


    Gustavo Dos S. Oliveira n19 3B

    ResponderExcluir
  98. Califórnia,24 de novembro de 2011.

    Á Tachibana

    Mãe! A senhora não imagina a saudade que estou de todos.
    Como estão as coisas? Espero que bem.
    Quem diria que se passariam 3 meses e que em uma simples viajem de férias iria encontrar o amor da minha vida, e que ele le pediria em casamento. Não vejo a hora de voltar e te apresentar o Jimmy. Tenho certeza que vocês se darão muito bem, ele é extrovertido, atencioso, prestativo... Enfim mamãe tudo de bom.
    Se meus planos e de Jimmy derem certo no próximo mês viajamos de volta para Hong Kong para vocês se conhecerem.
    Mande beijos para todos e diga que na minha volta tem presente pra todo mundo.
    Aguardo Notícias suas.


    Beijos.

    Kaneda


    Bruna Martina Ribeiro nº 07 3ºB

    ResponderExcluir
  99. Havaí, 25 de novembro de 2011.

    Querida Harumi,

    Como você está? E o pessoal, estão todos bem? Estou sentindo muita falta de vocês, eu não tenho muitos amigos por aqui para poder conversar bastante, muitas vezes eles não conseguem entender muito bem o que eu estou falando. Eu estou procurando um emprego por aqui, para poder ficar mais tranqüilo em relação a dinheiro, porque eu não estou podendo gastar com nada, as coisas aqui são muito caras. O povo daqui são bem diferentes do que eu estou acostumado a ver aí no interior da China, eles são muito radicais, vão para a praia quase todos os dias e ainda vão quase nus, é bastante estranho, alguns ainda vão com roupas estranhas e levam uma coisa que eles chamam de prancha de surf, ai eles entram no mar e ficam em pé em cima dessa prancha e vão deslizando pela água, é meio engraçado. Algumas vezes eles até fazem torneios para ver quem é o melhor fazendo isso, ai quando acontecem esses torneios as praias daqui ficam lotadas de turistas e eu me sinto mais em casa, pois eu vejo que eu não sou o único diferente por aqui. Pelo menos fome eu não estou passando, aqui eles também comem bastante peixe, por incrível que pareça. Ah, eu já estava me esquecendo, semana passada eu resolvi ficar um tempo na praia vendo as pessoas surfarem e estava um sol muito forte, eu não pensei que o sol estava tão forte, então não passei protetor solar, quando voltei para o hotel e fui tomar banho, eu estava parecendo um camarão de tão vermelho que eu estava e ainda estava ardendo também, eu até tirei uma foto e estou mandando junto com essa carta para vocês verem e rirem um pouco. Enfim, daqui alguns dias eu mando mais uma carta para contar mais curiosidades. E não se esqueça de me mandar um carta também me falando tudo que está acontecendo por ai. E não se preocupem comigo, mesmo eu me sentindo um estranho, também estou me divertindo bastante. Mande um beijo a todos.


    Um abraço,

    Harumi


    Ingrid Higutchi Nº11 2B

    ResponderExcluir
  100. Califórnia,22 de novembro de 2011.

    get li

    vovó O senhora não imagina a saudade que estou de você.
    Como vão as coisas? Espero que bem.
    Quem diria que se passariam 3 meses e que em uma simples viajem de férias o senhor iria fazer tanta falta vovó você não acredita encontrei a mulher dos meus sonhos e pedi a mão dela em casamento. Não vejo a hora do senhor voltar e eu apresentar a Ingrid para o senhor. Tenho certeza que o senhor vai gostar muito dela e se darão muito bem, ela é extrovertido, atencioso, prestativo, carinhosa... Enfim vovó tudo de bom pra você e.
    Se meus planos e o da Ingrid derem certo no próximo mês viajamos de volta para Hong Kong para vocês se conhecerem.
    Mande um grande abraço para todos e diga que em minha volta tem presente pra todo mundo.
    Aguardo Notícias suas.


    abraço.

    jackcham








    Leonardo silva 2ºD

    ResponderExcluir
  101. Las Vegas, 25 de novembro de 2011

    Querida Meiying

    Quantas saudades de você minha linda flor! Espero que as coisas por ai estejam bem e na mais gloriosa ordem, paz e harmonia. Estou com muitas saudades, da paisagem cheia de vida, do ar puro que soa levemente em seus ouvidos e a brisa que toca a pele de todo o nosso povo abençoado, estou sentindo muito sua falta, o teu jeito doce e delicado, diferente das pessoas daqui que andam feitos loucos, vivem correndo, e nunca têm tempo para nada, nem para a suas refeições com esse tal de fast-food deles, aquelas “coisas” gordurosas, enormes e sem “vida”; apesar de por aqui ter muitos restaurantes chineses não são a mesma coisa, o ambiente é diferente, existem etnias de todos os tipos comendo da nossa cultura e apreciando o nosso paladar. Estou sentindo falta dos nossos passeios matinais de bicicleta apreciando a paisagem e a vida ao nosso redor, aqui as pessoas mal sabem o que são bicicletas, utilizam apenas meios de transportes motorizados para economizar tempo, pois aqui o lema é: tempo é dinheiro. Estou indo bem em meu emprego, me efetivaram como chefe do restaurante, me falaram que nada como um chinês fazendo comida chinesa para americanos, logo em breve mando dinheiro para que você venha viver comigo, não é fácil de acostumar á esse ritmo e estilo de vida, mas com o tempo agente aprende a viver como eles, sem esquecermos nossas raízes.

    Com muito amor, carinho e saudades...

    Li Liang.


    Nome: Jonatas de Melo Dantas; Nº: 20; Serie: 3ºB

    ResponderExcluir
  102. Nova York - Estados Unidos, 24 de Novembro de 2011.

    Meu amor,

    Lhes envio esta carta com uma imensa dor em coração. Fazem apenas duas semanas que cheguei aqui em Nova York e já estou morrendo de saudade de você, meu amor, e do nosso filho lindo.
    Espero que esteja tudo bem por aí, pois não durmo uma noite sequer sem pensar em vocês. As coisas aqui até que estão indo bem, pra um chinês recém chegado, como eu, estou sabendo me virar.
    Obviamente que não gostaria que tivéssemos que passar por uma situação difícil como essa, em que tenho que deixá-los tão longe para que eu possa lhe dar uma vida melhor.
    Estou me familiarizando com o ambiente que não é nada parecido com o nosso. As pessoas aqui têm hábitos extremamente opostos aos nossos. As comidas são muito gordurosas quando não, são enlatadas. È raro conseguir comer algo saudável, da mesma forma que comíamos bem aí.
    Enfim, há muito o que dizer, histórias pra contar, mas o melhor guardarei para em breve te contar essa minha experiência pessoalmente, meu amor.

    Estou com muita saudade.

    Te amo muito, cuida bem do nosso filho. Um beijo e um abraço imenso!




    Mitsuo Nakazawa.






    Nome: Caroline Tomaz do Nascimento Nº: 11 Série: 2ºC

    ResponderExcluir
  103. Nashville, 18 de Novembro de 2011.

    Querida família,

    Como vocês estão? Espero que estejam ótimos, pois estou bem, já estou começando a me acostumar a ficar aqui, apesar de tudo, o pessoal daqui são muito receptivos, fiz muitos amigos, mas sinto muitas saudades de vocês. Aqui, como vocês já devem imaginar, toca muita musica country, e até que não é ruim, até aprendi a dançar com eles. Estou mudando totalmente minha alimentação, ando comendo muita carne vermelha, mas mesmo assim sinto saudades do sushi, sashimi e yakisoba que a mamãe fazia todas as terças e quintas, mas não se preocupem, estou me cuidando bem. Mande um beijo em todos, estou com muitas saudades, mantenha contato.

    Beijos

    Ayumi Cho


    Vanessa Assis Nº35 2ºA

    ResponderExcluir
  104. Miami,24 de Novembro de 2011

    À

    Mãe At Kaoris Sawhi

    Oi como que você tem passado? Estou com muita saudade de você Querida Mãe. Estou enviando esta carta para a senhora pra dizer que a minha imigração para os E.U.A foi ótima, mais o pessoal que mora aqui é muito estranho...Eles fazem desenhos coloridos na maioria dos muros das cidade como se demarcassem uma área para que outros grupos não cheguem perto de sua área.
    Em relação a comida eu posso dizer que não é ruim não, mais eu prefiro a sua que é a melhor do mundo.A maioria das pessoas aqui são obesas, acho eu que é por conta da comida que é muito gordurosa.
    Eu consegui arranjar um bom emprego nestes 2 meses que estou aqui.Trabalho em uma loja de artigos chineses e encontrei varias cópias mal feitas de nossos objetos, e encontrei até um daqueles relógios que você me deu quando eu era pequeno.Tudo por aqui é estranho, as roupas deles são estranhas pois, pode ta calor como for que alguns deles não tiram uma roupa chamada de terno.Apesar dessas coisas estranhas por aqui a tecnologia e a hospitalidade é ótima sem falar nos produtos que contem bons preços.Todo dia eu rezo e peço que vocês da minha família tenham saúde e paz e que possam vir para o meu lado daqui uns dias.
    Bom Aguardo vocês para conhecer minha nova casa tá!
    Tchau e sua bênção minha mãe!
    At Kamuro Sawhi

    Nome:Kauê Ivanildo Da Silva Nº17 Série:2ªA

    (Observação:Professora não consegui apagar o que já tinha feito então postei dinovo corrigido ok!)

    ResponderExcluir
  105. Las Vegas - Nevada, 25 de Novembro de 2011.

    À Chika
    Querida irmã,

    Espero que quando esta chegar até você, possa lhe encontrar com muita saúde e paz. Tenho muitas novidades pra contar, arrumai um emprego perto de casa, em um fast food maravilhoso, o salário é bom, da pra viver, melhor ainda são os lanches, café da manhã, almoço e janta aqui é lanche. Sabe aqueles vestidos que deixei? Então caso tenha algum que goste, pode pegar pra você, porque estou roliça, daqui uns meses “rolamento” será meu meio de transporte, isso é culpa da comida que é muito diferente, nada muito saudável, tudo pronto e congelado. Kkkkk’
    Estou me adaptando muito bem ao lugar, os cassinos são maravilhosos, frequento quando estou de folga. Passei muito sufoco com a comunicação no começo, por causa do inglês, mas estou conseguindo.
    As pessoas daqui são legais, porém nada se compara com a companhia de vocês, falando nisso e o pai e a mãe como estão? Sinto saudade das broncas da mãe, das conversas com o pai, e as brigas com você, isso faz uma falta enorme! Pretendo visitar vocês assim que eu pegar minhas merecidas férias, prometo que levarei muito presentes, vários cremes da Victoria Secret’s.
    Bom fico por aqui, mande beijos e abraços á todos, diga que estou bem, logo estarei por ai pra matar a saudade e fazer uma dieta, com as nossa típicas comidas saudáveis.

    Atenciosamente,
    Shimboka

    ResponderExcluir
  106. Nome: Daniela Gomes do Carmo Série: 3oA

    Califórnia, 25 de novembro de 2011.


    你好媽 (Olá mamãe)

    Como anda as coisas por ai? Estou com tantas saudades,
    e minha irmã Yang, esta te dando muito trabalho?
    A minha vinda para cá, esta sendo uma grande experiência, pois, é tudo diferente da China, as pessoas, a comida, até mesmo as festas, que por sinal são muito barulhentas com pessoas muito agitadas, mas não é tão diferente assim, tem um esporte aqui que parece artes marciais, chamam de futebol americano (chega ser até engraçado, ver um bando de homem se batendo pra pegar uma bola amassada), já fiz algumas amizades, esta meio difícil de me adaptar a tanta coisa ao mesmo tempo, mas estou amando tudo por aqui, a Yang vai gostar também, quando vê que praticamente em todas as esquinas tem cinemas, teatros, baladas, e um monte de adolescentes em festas todo final de semana, não estou me alimentando muito bem, pois, não tenho tempo para comer, meu almoço esta sendo sanduíche, sinto tanta falta do molho shoyu que só a senhora sabe fazer! Mas não fique preocupada, o ensino daqui da faculdade é muito bom e estou conseguindo tirar boas notas, em breve te mando uma outra carta falando sobre as novidades. Espero que a senhora me mande uma carta, estou ansiosa para saber como esta tudo por ai!

    大吻,(Grandes beijos)
    我愛所有有 (Eu amo todos ai)

    Meiying.

    ResponderExcluir
  107. New York, 25 de novembro de 2011

    Á Ming

    Querida mãe como vão às coisas por ai? Espero que esteja tudo bem! Chequei aqui de madrugada e fui direito pra casa da Annie e não tinha percebido ainda como essa cidade é bonita e tão diferente. Já fui à Chicago, Los Angeles, Houston e a muitos outros lugares. Passei no lugar onde ficava as torres gêmeas e ao central park, mais preciso contar uma coisa muito importante que aconteceu , peço muitas desculpas não resisti mãe o limite do cartão da estourado tô sem dinheiro preciso pagar as contas a Annie tá querendo me expulsar preciso de ajuda quero voltar, fala pro pai que aconteceu a culpa não foi minha é dessa cidade você sabe né não consigo resistir a propósito comprei muitos presentes tá, lembra disso, mais quando eu chega não me mata, tô com saudades, te amo beijos.

    Ling Xiu

    Nome: Suellen Nascimento Perminio Nº33 2°A

    ResponderExcluir
  108. Nome:Talita Borba Numero:36 serie:3oA


    Flórida, 25 de Novembro de 2011




    Querida Wing,




    Como estão as coisas por ai? Já faz 2 semanas que estou aqui, e a saudade começa apertar, queria muito
    que você estivesse aqui comigo, estou meio atrapalhado com tantas coisas diferentes e tantas informações,
    a cada dia é uma nova descoberta e por muitas das vezes, acaba sendo estranha e engraçada.
    Logo, quando cheguei em solo americano, não consegui entender muito o que eles falavam, na verdade,
    eu não entendia nada, eles falam muito diferente, e com um certo olhar de desconfiado, acho que eles
    pensaram que eu fosse um terrorista, sei lá, aqui são todos receosos!
    Na minha primeira noite, fui em um Restaurante chique, muito requisitado e muito falado aqui por sinal,
    entrei na maior alegria, achando que ia ter algo parecido com o nosso sagrado, Song Shu Gui Yu, me enganei.
    Logo, de primeira me entregaram dois negócios de ferro, um com dentes e o outro uma coisa reta, que na verdade
    acabei não usando, pois espetou o meu dedo, e também uma coisa oval, que mais parece uma cratera, enfim
    logo me desesperei e lembrei de nossos momentos, comendo com os nossos hashis e bebendo o nosso querido
    maotai, mais como estava com fome, tive que comer com aquilo mesmo, nem sei o que eu pedi para comer,
    apenas apontei para um cartaz que estava por todos os lados, e uma pessoa trouxe, espetei aquele negócio
    de ferro com dentes, na cratera e comi! Confesso que foi a sensação mais horrível que eu já tive, mais estou
    tentando me acostumar com tantas inovações...
    Aqui há muita gente fantasiada nas calçadas, chego a ficar com medo, pra que essas bobagens né?
    Essa foi apenas algumas das aventuras de muitas que passei e passarei até o fim de minha viagem, mais contarei
    na próxima carta.
    Que a graça de Bishamonten esteja contigo!


    Até breve!


    Chen

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. New York, 25 de novembro de 2011.

    Á Meiying

    Mãe estou muito bem aqui em New York, consegui um bom emprego, e conheci varias pessoas, o único problema é que ainda não me acostumei com a comida, aqui as pessoas só comem hambúrguer e eu sinto muita falta de uma comida mais natural, as vezes vou a restaurantes chineses, mas não é a mesma coisa que estar junto com vocês.
    Estou com muitas saudades assim que puder vou até ai visitar vocês, aqui é a cidade é muito agitada, todo mundo trabalhando sem parar e o transito é terrível, mas só trabalho oito horas por dia estou tendo bem mais tempo para descansar, ai eu trabalhava demais e aqui as coisas da china são bem mais caras do que ai, mas eu estou ganhando mais.
    Espero que você e o pai estejam bem, mandem noticias.

    Um beijo estou com saudades.


    Li Yong


    Andressa Silva Dornelas nº:03 3ºA

    ResponderExcluir
  111. Local: Nova York (EUA) Data: 20/11/2011
    Vocativo: Olá minha querida mamãe aqui quem vos escreve é seu filho YOSHICO, quero te contar as novidades, aqui as coisas são muito diferentes do nosso país, o pessoal aqui tem uma linguagem própria e a sua maneira de comer, por favor, me mande um talher da China estou mais acostumado a comer com ele, o pessoal aqui tira carta aos 16 anos.
    Como vai a nossa família ia à china espero que bem, a senhora virá me visitar no final de semana, estou torcendo para a senhora vir e me trazer algumas das comidas que a senhora faz na China, pois as coisas aqui na América estão muito caras.
    Mamãe fica com Deus manda um abraço para todos ai na China estou com saudades e até breve um beijo .
    YOSHICO.

    ResponderExcluir
  112. Nome:Juliana Lacerda Número:23 serie:3oA

    Brooklin, 20 de Novembro de 2011.
    我昂貴的朋友 ,
    Estou aqui mais uma vez demonstrando em poucas palavras a falta que o meu país mim faz, pois, no lugar em que estou vivendo é tudo muito estranho, está difícil me acostumar aqui nos EUA.
    As pessoas aqui se vestem mal, as mulheres usam roupas parecidas com a dos homens, mal sabendo preservar a cultura própria, os homens são até comportados no se vestir, mas, vivem com várias mulheres e só sabem ir a Boates onde tocam músicas esquisitas.
    A comida deles é variada, não tem um prato típico, quanto aos nossos frutos saudáveis, além disso, eles comem em umas coisas retas onde se coloca a comida e para levar até a boca usam uns ferros de todas as formas. Nosso país tem uma coisa só em comum com este país, a tecnologia aqui é bem avançada quanto á daí, mas, não chega a tanto. As pessoas não se parecem, os olhos até parece que vão sair pra fora.
    O país é muito grande, pessoas de todo mundo passam por aqui, cada um procurando uma forma de se adequar neste local.
    Eu vou tentando viver, com muita saudade da minha cultura e do meu povo com olhos de sono, mas, logo estarei de volta pro meu país que tanto amo.
    Sinto muitas saudades, agradeço desde já!
    感恩,
    NAOMY YAMAGUCHI.

    ResponderExcluir
  113. New York,25 de novembro de 2011



    Olá Família!



    Como estão?

    Estou morrendo de saudades de vocês, e principalmente do meu país não vejo a hora de voltar.Aqui as pessoas parecem tudo loucas,comem e bebem coisas estranhas,passei até mal comendo um tal de Burgue King de tão grande que é.O ruim é acostumar a comer aqui mais com o tempo vou me adptar,só espero não ficar obeso comendo esses lanches e tomando tanto refrigerante,é o que dá pra comer com essa correria do dia a dia.

    Espero vê-los em breve,venham me visitar e aproveitem e tragam algumas comidas para matar a saudades do gostinho da China.



    Mandem notícias de vocês estarei aguardando ansioso.



    Beijos e Abraços.



    Yong



    Gabrielle R.de Carvalho nº11 2ªA

    ResponderExcluir
  114. Nova Iorque,25 de novembro de 2011

    Oi Mãe!

    Como estão as coisa por ai??Já estou com saudades de vocês!Nossa Nova Iorque é muito lindo,tem pessoas incríveis,lugares muito bonitos,e comidas muito diferentes.Eu cheguei a alguns dia e mais pelo o que eu já pude verificar ficar aqui vai ser maravilhoso,eu vou aproveitar ao máximo e concerteza vou querer voltar e vou trazer todos vocês.Ontem eu comi frango frito,eles servem em um balde grande e é muito bom,amanha vou La comer de novo,mas ainda acho a nossa comida melhor.Hoje eu vou a um restaurante para comer as comidas do nosso país que eles fazem aqui e ver se é boa.Eu já fui ver a estatua da liberdade ela é muito bonita ao vivo do que nas fotos que eu tinha visto,também fui onde ficava as torres gêmeas é estranho pois parece que tem alguma coisa que te liga ao que aconteceu e te deixa com muitos sentimentos variados,e os ônibus são muito legais também na primeira vez foi estranho andar neles mais agora já me acostumei .Eu ainda vou ir patinar no gelo to muito ansioso deve ser demais, mais o melhor de tudo e Nova Iorque de noite e fascinante estou saindo quase todas as noites para não perder nada. Depois mando fotos,amo muito você. Beijos,amo muito você e estou com saudade.

    Akame.



    Nome:Grace Kelly n° 13 2°A

    ResponderExcluir
  115. New Jersey, 25 de novembro de 2011.

    阿丽娅,
    Olá mãe, nossa parece que foi ontem que estávamos todos reunidos ai em Xanguai... Estou no mesmo emprego da ultima carta, aqui eles acham que chineses são bons em computadores, mas cá entre nós, nunca fui bom nessas coisas(rs). Mais tenho uma novidade que vai te empressionar um pouco, lembra que te falei que achei as americanas meio danadinhas?
    Pois é, paguei minha língua, estou super apaixonada por uma loirinha linda, mas fique tranquila que seus netinhos ainda teram olhos puxados(rs)
    Estou esperando uma visita de vocês, mas venham no verão, os trajes de banho deles são muito estranhos...
    Beijos a todos, saudades, amo vocês!

    Aaliyah.

    Beatriz Aguiar nº02 2ºA

    ResponderExcluir
  116. Nova Iorque, 25 de Novembro de 2011

    Queridos pai, mãe e vovô...

    Como é que estão as coisas por ai?
    nossa já faz algum tempo que estou aqui em nova York, esta selva de pedras.
    Mas apesar de que ainda estou meio perdido aprendi a me virar por aqui,
    bem que o vovô me dizia:
    Que são nas dificuldades que encontramos forças para continuar.
    Sabe pai, mãe e vovô todas as vezes que sinto saudade de vocês
    Vou para o Central Park, que embora seja muito frequentado e conhecido por todos,
    Chega a ser um bom lugar para lembrar de como eu sinto falta de tudo que não tenho mais. Ah Estou namorando com uma garota que se chama Jade Hiroshi
    Apesar do nome, ela é americana , os pais dela que são chineses de Hong Kong do mesmo lugar que nós. O que acho ruim é que vejo ela muito pouco durante a semana, a vida por aqui é muito corrida parece que as pessoas se desligam totalmente umas das outras e parece que começa um jogo de quem pode mais, ou melhor dizendo de quem é mais esperto, e se eu não for esperto não sobrevivo por muito tempo aqui não. É pessoal para a minha infelicidade aqui é bem diferente do que pensava, mas acho que é a saudade que faz tudo ficar ainda pior,mas chega de lamentos existem também muitas coisas boas por aqui como por exemplo Chinatown o bairro chinês aonde moro, foi lá que conheci jade e que arranjei um trabalho no mercado do senhor Miagi para pagar minha faculdade de psicologia, vou ser um dos melhores psicólogos de Hong Kong pai, só não vou ser melhor que o senhor.
    Família neste momento estou sentado em um banco meio sujo daqui do central Park e estou terminando de escrever esta carta, e não vou mentir já estou enxugando as lágrimas, que pena que a vida nem sempre é do jeito que eu queria que fosse, mas tudo bem eu sei que vou voltar, e a primeira coisa que vou fazer é dar um abraço forte em todos e é claro ouvir todas as histórias da juventude do vovô, mas até lá vou tentando fazer a minha vida por aqui mesmo
    E acreditar que nada é por acaso, e que o lugar aonde estou é com certeza o lugar aonde eu devo estar!

    Beijos de seu filho e neto que os ama muito, Chang Nakamura.

    Fernando de Assis nº 07 Série 2ºD

    ResponderExcluir
  117. Califórnia, 25 de Novembro de 2011

    Querida Chawa,

    Vim aqui pra te dizer como está sendo minha experiencia em outro país, as mulheres daqui são vulgares usam roupas curtas quase mostrando a 屁股 e quando vão a praia piorou. Ai amiga, sinto tanto sua falta! E mais ainda quando ficávamos atrás do Yao Ming. Até que os homens daqui são gatinhos (risos) eles tem olhos claros e peles bronzeadas, quando vou para a praia eles ficam me olhando com um ar de me julgarem, claro sou diferente. E adivinha! Encontrei aquela cara que é tanto falada pelos estrangeiros no nosso país e pode deixar que é claro que vou levar algumas roupinhas. Logo que eu me adaptar vou sentir a adrenalina na pele naquele parte em Orlando, o estilo de vida daqui é muito diferente pelo menos onde estou ficando é muito calmo e tem altas temperaturas. Até que estou gostando de ficar por aqui, mas sinto falta da minha cultura e da minha família, falando nisso como está minha mãe? Pois bem nem lembro da ultima vez que comi aquele macarrão da mamãe. Os hits aqui são diferentes e sabia que andei e andei por aqui e não encontrei um lugar onde tem karaokê? Fiquei pasma. Estou morrendo de sono, pois aqui já está tarde, me responda rapidamente!

    Beijos e abraços,

    Kikazaru

    Nome: Francielle Novais n°8 2°D

    ResponderExcluir
  118. Washington ,25 de novembro de 2011

    Olá,minha querida mãe Mitíco.

    Mãe, a viagem foi boa cheguei super bem. Me senti uma formiga perdida, por que aqui é totalmente diferente do nosso país. Já encontrei o meu Hotel em Washington estou estudando bastante do jeito que a senhora sempre me ensinou, vou pra faculdade todos os meus dias, estou gostando muito daqui, eu me sinto bem melhor aqui do que do nosso país. Quando eu tiver um dinheiro eu mando pra senhora vir me visitar, vou te mostrar tudo. Estou morrendo de saudades da senhora, dos seus conselhos de mãe, dos seus abraços, não vejo a hora de ver a senhora.
    Eu conheci um cara na faculdade, mais te dou detalhes quando chegar aqui. Minha felicidade está enorme, mais só vai se completar quando eu arranjar um emprego na minha profissão de consultora de moda. Já procurei em vários locais, todos tem vagas vou fazer meu currículo e mandar por aí. Espero que todos estejam muito bem, estou com saudades de todos, bom tenho que voltar ao trabalho, quando der manda mais cartas ta? Te amo mãe, me mande noticias, e quando precisar estou aqui.

    Com muito amor de sua filha

    Abella
    valesca karolina n° 34 2°C

    ResponderExcluir
  119. California , 25 de novembro de 2011

    Mamãe ,

    É difícil viver longe de você , mas estou adorando viver por aqui . Estou tendo de me acostumar com muitas mudanças , parece até que eu estou em um mundo novo ,a comida é diferente , as pessoas são diferentes e os costumes então nem se fale .
    Já fiz grandes amigos , até falei pra eles que enquanto eu estiver aqui eles serão minha família .
    Outro dia eu fui fazer umas compras , e por um acaso comprei muitas lembrancinhas pra todos ai , não vejo a hora de poder entregar à vocês .
    As pessoas aqui são super descoladas , bem diferente daí rsrs .
    Espero continuar adorando a minha estadia aqui , e é isso mamãe , cada dia encontro uma experiência nova ,o que só me traz alegria .
    Espero que permaneça bem , um beijo pra você e pra todos aí !
    Amo você , saudades .

    Shyuna

    Marcella Milay n° 23 2B

    ResponderExcluir
  120. Boston, 25 de Novembro de 2011

    Querida família,
    Como vocês estão? Estou com muitas saudades, mas estou bem. Tudo que mais quero é voltar e abraçar todos vocês, principalmente meus filhos, que é de quem tenho mais saudades.
    Bom, aqui em Boston é tudo muito lindo, cidade maravilhosa, fui bem recepcionado no hotel, as pessoas são simpáticas, acolhedoras, estou me sentindo bem aqui.
    O difícil esta sendo a comunicação que muitos não falam nossa língua, e eu como não falo inglês que é uma língua que muitos falam por aqui, mas estou me virando.
    Ja fiz novas amizades, e esses amigos estão me ajudando e me levaram para conhecer alguns lugares maravilhosos aqui, pontos turísticos, já fui no fenway park, cervejaria Samuel Adams, Jacques, spectacle island, lugares maravilhos assim que puder mando fotos.
    Eu estou entregando meus currículos e semana que vem eu tenho uma primeira entrevista assim que souber se estarei empregado eu aviso vocês.
    Mamãe mande beijo para todos, diga aos meus filhos que eu os amo e estou com saudades e diga que estou bem.

    Amo todos vocês, um enorme beijo,
    Saudades,
    Aaliyah.

    Nome: Sabrina Alves N°: 32 Série 2°C

    ResponderExcluir
  121. Orlando,Flórida 25 de novembro de 2011

    Querida Família,

    Primeiro que tudo espero que esta carta encontre os com saude Como vocês estão? Estou com muita saudades de vocês,aqui os costumes são diferentes de nossa terra principalmente as comidas ,aqui perto da minha casa eu achei um lugar que tem um restaurante que vende comida chinesa Yakisoba e harumaki ,aqui eles chama de "Rolinho Primavera" mais não e tão boa,como a sua,mãe ,estou com saudades da sua comida também .Eu consegui um emprego bom aqui nos E.u.a.
    Assim quando eu tiver férias eu irei visitar vocês com os colegas que eu fiz aqui.
    E estou mandando uma foto com eu e meus amigos ,eles são muitos legais e me leva em muitos lugares interessante e divertidos mais aqui temos que ficar atento em tudo tanto na amizade como na rua tem lugares que são estranho e muito diferente dai.
    Aqui tem um parque enorme chamado "Walt Disney World" que eles me levaram ,ele é muito grande,la no parque eu vi uns chineses que moram em Xangai e falei muito com eles.Eles também estranharam quando chegaram aqui mais estão acostumando com a cidade parece um sonho mais estou com muitas saudades

    E to esperando uma carta de vocês me escrevam assim que puderem estou com muitas saudades pois cada carta sinto que fosse uma visita

    Muitos Abraços e beijos para vocês
    Saudades

    Young Lee Jing

    Luiz Felipe S. Silva nº22 2ªA

    ResponderExcluir
  122. Atlantic Beach – Flórida, 25 de Novembro de 2011.


    KURAGATO NAKASA
    Querido Primo,

    Helo,tudo bem como meu querido veterinário,estou sentindo muita falta sua aqui no meu dia – a – dia, meu cachorro que você cuidou com muito carrinho esta aqui, esperando eu ir pra casa para colocar ele no espetinho, pois aqui só tem lanches, não tem HOT DOG.
    Então como que esta meu Pai o Srº, KOMERU MIAMADA, e minha mãe vai bem?Eu estou muito bem aqui, apesar de que aqui parece, Paraíba – Brasil, faz uns 50º graus na sombra, Estou trabalhando como medico mesmo minha profissão de origem, onde me formei ai em Xianyang, nos primeiros dias foi meio complicado, pois não conseguia ganhar dinheiro fiquei uns cinco dias vendendo cachorro frito, escorpião vivo, mas não deu muito certo, pois o CSI veio atrás de min, aqui não pode matar cachorro igual no quintal da minha mãe, KIKUKA BAKANA.Hoje fui em um parque ver o golfinho, ele é muito bonito, mas teve ser melhor ainda, frito em uma panela com muito molho, no começo foi meu difícil, pois, fiquei meio de canto ate encontrar um chinês, na minha barraca de comidas típicas chinesas, ai foi uma maravilha.Eu estou com muita saldade de todos vocês, espero que gostem da minha carta.Um Beijo para todos e um grande abraço.
    Ah, eu quero resposta ta qualquer coisa, vocês adicione eu no facebook, pois aqui é o que esta em alta aproveite e poste muitas fotos para eu matar saldade de cada um, um forte abraço.


    Atenciosamente,
    SEDOE EUKURO


    Nome: Wellington Soares de Melo Junior Nº: 39 3º ano A

    ResponderExcluir
  123. New York City, 25 de Novembro de 2011.

    Olá querida família,

    Venho por meio desta, dizer que cheguei aqui nos Estados Unidos faz vinte dias. Eu estou com muitas saudades de vocês, pois ainda não me acostumei aqui. As coisas neste país são diferentes, é um lugar lindo, mas acho que vou demorar um pouco para aprender a língua deles. Ah,a família com quem eu estou se chama Williams, são pessoas maravilhosas, que me acolheram muito bem. Eles me levaram para conhecer apenas um pouquinho da cidade, afinal, hoje eu estou no vigésimo dia.
    As minhas aulas começam daqui uma semana, eu estou muito ansiosa, mas, com um pouco de medo, por causa da língua.
    Mãe, bem que a senhora disse que eu iria me alimentar mal, as pessoas aqui só comem “besteiras”, já estou sentindo falta dos restinhos de melancia picadinhos, que a senhora sempre preparava para eu comer, mas não precisa se preocupar vou tentar me manter em forma 甜椰子.
    Bom, vou ficando por aqui. Mande lembranças para a família Chang Ling, um beijo especialmente para o Takaashy, diz a ele que espero por ele nas férias dele, e claro um enorme para você Takunamatata.

    Takuia Nakataco.

    看多
    我愛你

    NOME: Ana Caroline S. Pinheiro N°: 03 3° B

    ResponderExcluir
  124. Miami beach – Flórida, 25 de Novembro de 2011.


    Querido mamãe Sakura,

    Estou com muitas saudades de você, e de toda a família, todo lugar que eu vou eu penso em como seria com toda a família aqui, porque todo lugar que eu vou fico perdidinha, e imagino a festa que a gente iria fazer aqui.

    Mesmo que eu esteja adorando Miami, tem algumas coisas aqui no ocidente que é muito estranho, as pessoas são muito porcas, quando eu cheguei aqui fui me hospedar na casa do nosso amigo Wilson, quando ele abriu a porta eu vi 2 crianças com sapatos correndo pela casa, quando vi eu falei Wilson olha seus filhos com sapatos dentro de casa, e eu já fui tirando meus sapatos e correndo atrás daquelas crianças para elas tirarem os sapatos, quando chego na sala tem várias pessoas com sapatos e eu lá de meia, todos ficaram olhando para mim como eu fosse loca, então depois dessa humilhação Wilson me explicou que aqui é normal ficar com sapatos, me acostumei mas eu ainda acho muito nojento.

    Agora vou falar um pouco da praia como você havia me pedido, a praia de Miami é linda, mas como fui durante o Verão, me queimei toda, agora imagina eu que já tenho olho fechado e vermelha, estou uma graça, e com esse calor nem consigo usar meu quimono.

    Mãe, irei te mandar mais cartas como havia prometido, e não se preocupe que eu já me acostumei a usar garfo e faca, mas eu só como as vezes a nossa comida, que aqui eles falam que é comida japonesa e é cara, mãe estamos chiques, e por ser cara a comida, eu como Mc’ Donalds , já ganhei alguns quilinhos, então é isso, estou com muitas saudades e já comprei alguns presentes.

    Mil beijos e Mil abraços,
    Hinata




    Nome: Camial de Arruda Dengucho Nº:07 3º ano A

    ResponderExcluir
  125. Califórnia – E.U.A, 25 de novembro de 2011.

    Senhor Ronaldo Kashimiru

    Estou entrando em contato com o senhor, pois tenho recomendações muito boas ao seu respeito, que é um ótimo técnico, rigoroso e que não liga muito pra estas coisas de concentração e atividades físicas, como eu sou muito decidido sei o que quero gostaria de saber se o senhor aplicaria um teste na posição de meio direita, embora chute só com a esquerda, fico no aguardo ansioso, pois minha mãe sempre sonhou que eu jogasse no Akarakannak Futebol Clube o maior rival do Esporte Clube Kannakaraka.
    Gostaria também de saber as condições do Esporte Clube Kannakaraka, se há centro de treinamento físico, hotel para concentrações e se a praias é perto do alojamento, pois adoro nadar depois dos jogos.
    Estou no aguardo da sua resposta e muito ansioso, pois gostaria muito de voltar para o meu país, mesmo que aqui seja ótimo, que o clube em qual estou seja um dos quatro maiores da cidade, e temos a maior torcida, ela empurra o time ela é vibrante, mas quando perdemos consecutivamente, ela deixa de comparecer nos estádios que inclusive são grandes e parece um caldeirão, mas infelizmente acontece em algumas ocasiões de não ter capacidade adequada para a torcida do clube em que estou. A cidade é ótima faz muito sol e as praias são maravilhosas e no inverno o parque de esqui fica lotado não da nem para andar direito.
    No aguardo de sua resposta, tenha uma boa semana.

    Obs: O clube fornece agasalhos de acordo com a temperatura abaixo de zero?

    Atenciosamente,
    Andrés Shances.

    André Dela Libera
    3°B Nª04

    ResponderExcluir
  126. New York City, 26 de Novembro de 2011

    Ling Yang

    Olá querida família!
    Apesar das saudades,estou me divertindo muito na América.No começo minhas espectativas eram incertas sobre este país,por causa da cultura americana,que é muito diferente da nossa,mas nada disso atrapalhou,só tenho elogios à este país.Sinto como se estivesse no centro do mundo,onde tudo acontece,nada aqui passa despercebido;são muitas pessoas que,vieram á trabalho ou à passeio,como eu,de estilos diversificados que,acima de tudo,se respeitam.
    De manhã, aqui na famosa "Big Apple"(grande maçã),como costumam chamar New york,fui ao famoso Central Park,no distrito de Manhattan,é realmente maravilhoso!É um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente aqui na região! É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque,as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças!
    Visitei também lugares tristes,como o local onde existia as Torres Gêmeas,o complexo do Wolrd Trade Center,localizado também no distrito de Manhattan,foi muito emocionante ver ao vivo este lugar,pois,só via imagens tenebrosas pela televisão.Mas,o local será reconstruído em breve,com uma homenagem às vítimas desta tragédia,com a construção do National September 11 Memorial & Museum,lá mesmo no local.
    Enfim,estou adorando estar aqui neste país,ja estou planejando até voltar no meio do ano que vem,com todos vocês comigo,vai ser inesquecível,assim como está sendo para mim.
    A América superou minhas expectativas,estou adorando! É uma nação multicultural,lar de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores,mas nada que se compare a minha amada pátria,China!
    Espero que também me mandem notícias,pois,logo mais,mandarei outras cartas!
    Mande beijos e abraços repletos de saudades para todos,nos reencontraremos em breve!

    Ling Yang.

    Nome:Bárbara Silva Sampaio N°05 Série 3°B

    ResponderExcluir
  127. Sâo Francisco, 25 de novembro de 2011
    Querida mãe e família,
    Estou aqui nessa noite maravilhosa, pensando na vida e me bateu uma saudade de casa. Sinto tanta falta da senhora e dos meus irmão. Como a Jiā bù lǐ ài lā está ? E o Yóu ān, esta andando já ? Não vejo a hora de eu entrar de férias para passar uns dias com a senhora. A cidade onde estou é incrível. Quando cheguei aqui, vi coisas que jamais imaginei que poderia encontrar ai na China, comidas, costumes, religião, uma cultura bem diferente do que estamos acostumados. Nossa mãe que saudade da sua comida, daquela yakissoba que só a senhora sabe fazer, com aquele temperinho, posso até sentir o cheiro HUMMMM. Ah mãe sinto falta da minha bicicleta, pois tenho que ir aos lugares de metrô, um meio de locomoção bem comum por aqui. Quem sabe um dia a senhora não vem passar uns dias a que comigo, para ver o quanto é incrível essa cidade mãe. Vou ficando por a que, pois está ficando tarde e preciso descansar. Manda um beijo pra minha irmã querida e pro meu irmãozinho também. Um beijo do seu filho que te ama muito,

    Lā fēi ěr

    Rafael Augusto do Prado Silva
    N 41 Série: 3 B

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  130. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  131. Havaí, 26 de novembro de 2011.
    Para: Tachiro达尼洛

    Prazer, querido pai,

    Escrevo para informar ao senhor que estou muito bem, vim para os Estados Unidos para tentar uma vida melhor. Ainda estou conhecendo novos lugares e me adaptando à cultura da região, estou morando em um apartamento simples onde divido o quarto com dois amigos que estudam Turismo que são descendentes de chineses, conheci por aqui mesmo e atualmente estou trabalhando como ajudante geral em um restaurante bem perto da ilha de Oahu, onde é bem visitado por turistas, o salario até que é bom, aqui é um lugar bem tranquilo, afinal é uma região rodeada por praias e ilhas, o clima é bem gostoso e não tem do que reclamar. O que me preocupa mesmo é como as coisas estão por ai, se o senhor e a minha querida irmã Suzuki estão bem? Afinal fazia um tempo que não recebia uma carta sua então é isso me mande resposta.

    Um abraço do seu filho Kazuhiko.
    P.S: Ti desejo muita sorte.

    Nome: Danilo S. Nº: 05 Série: 2ªB

    ResponderExcluir
  132. Boston, 26 de novembro 2011


    Querida Mãe,

    Estou lhe escrevendo essa carta, para dizer que a viagem foi ótima, que estou bem e contar essa experiência que estou vivendo. Cheguei aqui em Boston faz um pouco mais de um mês, mais já está parecendo uma eternidade pois, sinto muita sua falta, do pai, dos irmãos e do meu cachoro Sadan, é muito difícil ficar longe de vocês.
    Mas, está dando tudo certo. Estou morando em uma republica, conheci pessoas maravilhosas, uma delas é o Michael, que me arrumou um emprego como, Gerente de Hotel aonde ele trabalha. Esta sendo um experiência maravilhosa, mesmo tendo um pouco de dificuldades com o Inglês pois, é muito diferente da nossa língua, mas aos poucos consigo falar fluente, meu amigo esta me dando aulas, e com isso estou conseguindo me virar.
    A América não é igual a China, mais não parece ser ruim de viver, aqui os costumes, comidas, roupas, lugares, tradição são diferentes. Mas, com o tempo me acostumo com todas essas novidades. Sinto falta do yakisoba com camarão que você fazia, não vejo a hora de voltar pra casa logo. Saudades do meu país.E por ai, como vão as coisas? E o Sadan parou de aprontar, ele esta bem?
    Estou morrendo de saudades. Irei mandar mais cartas, contando as novidades, espero que a senhora me responda. Amo vocês.
    Wéi ní xi wu si

    Nome: Dayana Stefani n°13 serie: 3°B

    ResponderExcluir
  133. New York, Estado Unidos – 25 de Novembro de 2011.


    À Meiying.

    Querida prima, vim aqui te contar como estão sendo meus primeiros dias aqui nessa terra tão estranha de pessoas obesas. Primeiro queria que você me respondesse o quanto antes, me contando todas as novidades, como estão toda família, e como meu ‘’querido’’ namorado anda se comportando na minha ausência.
    Na verdade nem sei por que estou me importando, já que sei que quando chegar aí (com uns 10 kg a mais, no mínimo) ele não vai querer nem olhar na minha cara gorda. Mas enfim, encontrei um lugar incrível onde você come um lanche enorme com uma bebiba preta gasosa que me fez arrotar durante dias. Achei inaceitável não ter chá nos cardápios, sem contar o pior: eles comem com umas ferramentas metálicas, totalmente indelicadas diante de uma mesa!! Tive que exigir o meu k'uai-tzu pra poder comer, e me arrependi: é impossível comer McDonalds com eles! Com o calor daqui, não consegui usar nenhum dos meus ki monos, tive que comprar umas roupas que eles chamam de moletom ou algo assim. Mas está tudo bem, arrumei um emprego em uma outlet maravilhosa no Shopping Woodbury que fica na Times Square. Falando nisso,quando pisei os pés nessa avenida quase fiquei cega! Nunca vi tantos letreiros luminosos e loucamente escandalosos em toda minha vida! Enfim, manda um beijo pra todos, diz que estou com saudades e avisa pro meu Liang que se ele prometer que fica comigo mesmo moderadamente mais gorda, eu levo um casaco da Gap pra ele. Amo todos vocês !

    Atenciosamente, Yen.



    Thamyris Lima n° 37 3°A

    ResponderExcluir
  134. New York, 27 de Novembro de 2011.

    Oi mãe;

    Estou no meu novo apartamento é pequeno, mas aconchegante, por enquanto estou morando sozinho, por isto me sinto muito carente. Arranjei um emprego de garçom já faz duas semanas. No começo foi difícil me adaptar ao fuso horário e conciliar estudos e trabalho, mais agora faço os dois juntos perfeitamente, e ainda da tempo de sair com uns amigo novos . A comida daqui é horrível eles só comem fast- food, não é muito saudável, sinto falta da sua comida. Mas até que eu estou gostando, estou conhecendo uma menina nova chamada Thais, ela é minha vizinha, muito bonita e simpática,temos saído bastante juntos, ele é muito divertida, acho que estou apaixonou.
    Mãe não se esquece de falar para o meu pai mandar aquele dinheiro, estou precisando.

    Mande saudações a todos e diga que estou com muitas saudades, quero vê-los em breve. 愛你

    Chen Kong

    Nome: Thais Andrade dos Santos N°: 31 Série 3° B

    OBS: Professora, está atrasado porque eu estava sem internet e tinha mandado no seu e-mail, não estava conseguindo postar por aqui.

    ResponderExcluir
  135. Texas, 28 de novembro de 2011

    Esperando que esteja claro, bom dia, mãe.

    Mãe, o Texas até que é bem interessante. Tenho passado por algumas situações engraçados, sempre que saio na rua uma criança com chapéu de cowboy me para com uma arma de brinquedo em mãos e me pede dinheiro, a única saída é dar esse dinheiro. Outras coisas que tenho visto são os homens vestidos com calças extremamente coladas, mãe, sinceramente não sei como eles conseguem se mover sem machucar alguma coisa. Parece que todo mundo aqui tem um chapéu dentro do armário, mande um para mim, por favor. As mulheres andam com vestidos curtos e muito justos, acho que as chinesas deveriam fazer igual, mãe. Aqui tem muita poeira, e todos não sei por qual motivo andam batendo os pés no chão e com um galho pequeno e verde na boca. Mãe, mande junto com o chapéu o galho, por favor. Espero que todos estejam bem e saudáveis, pois aqui comemos carne demais, acho que já estou virando um boi.

    Minhas saudações à todos, espero que estejam todos felizes. Amo vocês.

    Takashi Nahi

    Nome: Raquel G. da Silva Nº: 27 Série: 2ºA

    OBS: Professora, conversei com você hoje quando entrei para fazer a prova, já lhe expliquei que estava no hospital por isso está atrasado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  136. Nome: Mayara da Silva Musa
    numero: 29
    SERIE: 3oA


    Nova York, 28 de novembro de 2011.
    Olá família
    Como vocês estão? Espero que bem. 
    Bom, já faz um mês que estou aqui na cidade de concreto. Estou morrendo de saudades de todos e de tudo.
    Esses dias me deu vontade de comer uma comidinha da mamãe até do rolinho primavera queimado do papai (kkkkkk). Pois a comida daqui é muito salgada, tem muita gordura, é muito artificial. Engordei uns 6 quilos nesse mês. É para piorar a situação não tem nenhum restaurante de comida chinesa, nem um CHINAINBOX tem por aqui.
    Aqui nos EUA existem muitos lugares bonitos (vou mandar algumas fotos por E-mail ) conheço lugares novos todos os dias. Mas o que aconteceu essa semana? Eu estava voltando pra casa e vi uma galera vestida de monges e umas cinco pessoas carregando um dragão. Eu achava que era um desfile em homenagem a nossa cultura. Então eu os segui. Só que na verdade eles entraram em um local fechado subiram no palco e começaram a se “despir”... fiquei muito horrorizado eles zombaram da nossa cultura (uma palhaçada).
    E pior, sabe o que eu descobri? Sabe onde vai parar os produtos que ficamos 16 horas produzindo? Sabe? Na loja de R$ 1,99 MADE IN CHINA. Quase surtei.
    Mas o lado bom é que aqui eu posso entrar na internet, e andar sossegado nas ruas sem correr o risco de ser pisoteado.
    (HÁ HÁ HÁ)
    BOM é isso!!!
    Amo vocês
    Ling Lindg Shimichu.

    ResponderExcluir
  137. Nova Yorque, 28 de novembro de 2011

    Oi mãe

    Como você esta? Espero que esteja bem, pois eu não estou lá aquelas coisas, mãe você não tem noção de como esses cidentais se alimentam, todos aqui so comem em lugares onde a comida vem pronta e não parece ser muito saldavel, até mesmo a comida do nosso pais vem prontinha para consumo, deve ser por isso que muitos deles são obesos, eles comem de forma estranha com objetos estranhos, não sei se vou me acostumar com esses abtos alimentares pois temo pela minha saude. Uma coisa não posso reclamar eles pagam bem melhor, e a carga horaria é bem menor, aqui tive mais oportunidades de emprego, estou trabalhando em uma rede de super mercados por enquanto estou em um cargo não muito importante mas posso crescer nessa empresa tenho certeza que com muito esforço eu chegarei lá. Mãe sabia que aqui no ocidente escreve-se da esquerda para a direita? diferente de nós que escrevemos direita para a esquerda, aqui uma palavra é enorme são varios simbolosinhos que juntos formam uma palavra, estranho né, eles são muito estranhos sabia aqui na frente do mercado tem um cemitério. e eu estava observando um enterro e eles se vestem de preto e não de branco como fazemos, acho que é uma forma de mostrar o luto deles não sei !!Mas enfim mãe, estou com muita saudade espero lhe rever em breve.

    Um grande beijo, eu te amo e estou com saudade.
    ligli minage

    Thamires Fernandes
    nº32 2ºD

    ResponderExcluir
  138. California,28 de novembro de 2011
    Ola querida Liang,como estão todos ai?
    Bom,aqui não estou muito bem,os costumes são muito diferente,não estou conseguindo me acostumar.
    Aqui as pessoas tem alguns costumes que são diferenciados do jeito de comer até gestos que podem significar " sem educação",eles marcam hora até para termina uma visita,eles são muito certinhos,alias certinhos até demais,eles almoçam comida enlatada,jantam comida enladata
    Aqui tive muitas opotunidades de trabalho,e melhores que ai na nossa terra,aqui eles recebem muito e trabalham pouco.
    Bom vou me despedindo por aqui se nao vou ficar aqui escrevendo ate não cou
    ber mais aqui . ( risos )
    Beijos,Estou morrendo de saudades de todos.

    Mei Ling
    Thabata Fernandes Nº37 2ºB

    ResponderExcluir
  139. Nova york, 26 de novembro de 2011

    Á minha mãe
    Roseli

    Querida mãe, estou contando os dias para voltar para a china para compartilhar minhas experiências com você e meus irmãos e dar-lhes um abraço bem apertado. .
    Não foi fácil me acostumar com a rotina americana, principalmente com a comida aqui da região. Confesso que no inicio eu gostei. Hot dogs e comidas gordurosas a qualquer hora do dia, ovos fritos e bacon no café da manhã. Porém ao longo dos dias em que permaneci aqui percebi que isso não fez bem a minha saúde, e percebi também que estou morrendo de saudade do seu yaksoba.
    Assim que cheguei aqui pude notar a diferença cultural dos Estados Unidos em relação a China. Logo de inicio, no aeroporto, percebi a falta de respeito com o próximo, e o preconceito com pessoas estrangeiras, barreira que superei depois de alguns dias, me familiarizando com o local.
    Aqui é tudo muito luxuoso, porém luxo diferente do que nós consideramos aí na China. São prédios por toda parte, prédios gigantescos e muita agitação, barulho, enfim, um caos
    Aqui, a religião é vista de outra forma, cultuada de um modo diferente. As pessoas não seguem muitos costumes.
    Como você já deve ter percebido esse meu primeiro mês aqui nos Estados Unidos, foi de grandes experiências e descobertas. Foi grande o choque cultural, apesar de todas as pesquisas que fiz sobre o país e seus costumes antes de me aventurar para cá. Percebi que há uma grande diferença entre a teoria e a pratica.
    Estou com muita saudades de todos meus entes queridos que estão aí na China. Desejo-lhes um feliz natal e quem sabe antes do fim do ano eu consiga voltar.

    Carinhosamente
    Akio


    Robson Luiz
    n º 39 2º d

    ResponderExcluir
  140. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  141. Nova Iorque, Estados Unidos - 26 de novembro de 2011.

    Dirijo minhas surpreendentes emoções à mulher da minha vida, Tamaiuky.
    Meu coração, depois de ter passado apenas cinco dias nessa terra fantástica, essa metrópole gigantesca, que mais parece uma fabrica de sonhos, não sabe distinguir o que sente, se sente orgulho e prazer por ter realizado esse sonho antigo de conhecer esse lindo céu americano ou sente uma profunda carência e saudades da minha família e em especial de você.
    Ainda também, não consigo acreditar que conheci a famosa “Times Square”, vi suas milhares de luzes brilharem diante de meus singelos olhos, já comprei milhares de lembranças para levar quando voltar para casa, e o mais impressionante de tudo é que mesmo estando longe de todos os meus familiares e principalmente de você Tamaiuky, sinto que minhas emoções passam das fronteiras dos países e vão ao encontro de vocês, assim podendo mostrar minhas verdadeira situação no solo da “estatua da liberdade”.E por fim mais muito importante, meu curso inicia logo após esse final de semana, estou ansioso para conhecer a escola, os novos amigos, os professores, por fim tudo o que ainda posso explorar, irei aproveitar essa viajem ao máximo.

    Beijos e abraços.

    Deriky

    Lucas Augusto Gritti Barbosa nº:25 3ºB

    ResponderExcluir