Técnicas de exposição oral

A exposição oral é um instrumento que possibilita ao ouvinte e ao expositor aprenderem sobre diversos conteúdos; contribui para a exploração de fontes diversificadas; implica seleção de informações em função do tema a ser apresentado; deve contar com elaboração de esquemas que sustentem a apresentação oral.


Dimensões comunicativas da exposição oral

Requer trabalho de planejamento, antecipação e consideração do auditório, para que se dê satisfatoriamente a transmissão do saber;

Permite a construção do papel do especialista, uma vez que coloca o expositor na condição de quem sabe sobre o que está expondo.

Características gerais do gênero

É um discurso que se realiza em uma situação de comunicação específica: há um expositor e um auditório inseridos em um contexto de transmissão do saber, em um determinado tempo e espaço.

Estrutura

1. Abertura: fase em que o expositor estabelece contato com o auditório (no caso, com os outros grupos de trabalho), cumprimenta as pessoas e legitima sua condição de especialista do tema a ser apresentado.

2. Introdução do tema: apresentação da proposta de exposição, delimitação do tema, mobilizando o interesse público ouvinte; dá informações sobre as fontes consultadas.

3. Apresentação do plano da exposição: explicitação das escolhas feitas, tornando claro o percurso que fará para apresentar o tema em questão. É o momento de deixar claro para os ouvintes que o texto oral foi planejado e segue uma sequência pré-determinada.

4. Desenvolvimento da exposição propriamente dita: apresentação do tema e subtemas a ele relacionados.

5. Fase de síntese ou recapitulação do que foi expostos: são retomados os tópicos mais importantes da exposição a fim de encaminhá-la para o final.

6. a) Conclusão ou mensagem final: pode ser a conclusão do que foi exposto até então; a introdução de uma nova questão para os ouvintes pensarem; ou o espaço aberto para um debate.

b) Encerramento: agradecimento ao público; fala do mediador da exposição (pode ser o professor ou algum aluno previamente designado para a função).


Adaptado de: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, Joaquim e colabs. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p.215-221.